05/06/2019
Autor: Rafael Lucas

Câmara prepara modernização de plenário

Novo sistema vai gerar economia, agilidade e total transparência em votações e registro de presença de vereadores

Desde o início do mês de maio, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Barretos, está elaborando um projeto de implantação de sistema de votação eletrônico com serviços de apontamento e registro automático de presença de vereadores, o objetivo é modernizar, dar maior transparência e agilizar os trabalhos do Legislativo.

A nova estrutura vai incluir softwares (programas) e hardwares (equipamentos) que darão mais clareza nas votações, além de possibilitar economia de recursos e rapidez na análise, discussão e votação de matérias e leis.

O sistema de votação eletrônico também será o início da possibilidade de eliminar a utilização de papel na Câmara, assim como já acontece no Poder Judiciário, por meio de documentos digitais.

Atualmente, as votações são realizadas de forma arcaica, utilizada há décadas, pois os vereadores ficam em pé ou levantam as mãos para aprovar ou rejeitar projetos, requerimentos, relatórios etc; além de envolver diversos funcionários no apontamento e ordenação dos resultados.

A nova tecnologia é amplamente segura e vai realizar automaticamente todas as tarefas de registro de presença dos vereadores, com geração, divulgação e emissão de relatórios. Uma grande modernização que estará integrada aos diversos serviços parlamentares, de protocolo, informática e recursos humanos, além tornar mais eficiente a divulgação dos dados por meio do site e das transmissões ao vivo da TV Câmara.

O sistema está em fase de levantamento de informações e pesquisas, obedecendo todas as exigências técnicas e legais. O planejamento inclui licitação, testes, treinamento dos funcionários e implantação.