25/09/2019
Autor: Andre Souza

CPI do Instituto de Previdência ouve depoimentos de testemunhas

Comissão ouviu presidentes dos Conselhos Administrativo e Fiscal, Assistente de Contabilidade e Diretores de Administração e Finanças da autarquia

CPI do IPMB - Instituto de Previdência do Município de Barretos (que investiga o desvio de mais de R$ 2 milhões nos cofres da autarquia, bem como a real dívida previdenciária do Município) decidiu avançar as investigações para a fase de oitivas - quando testemunhas supostamente ligadas aos fatos são convocadas a prestar depoimentos.

Nesta quarta-feira (25) , prestaram depoimentos os atuais e  os ex-presidentes dos Conselhos Administrativo e Fiscal no período de 2011 a 2019: Calil Salles Aguil, Wander Stuart Coronato Nogueira, André Luis Machado, José Carlos Branco, Vagner Ferreira Araújo; além do Asssitente de Contabilidade, Adriano Tamburus, do Diretor de Administração e Finanças, Frederico Alves de Paula e do atual Diretor Presidente, Nilton Vieira. A ex-Diretora de Administração e Finanças, Carolina Dias Pacheco Pagotto Câmara, não foi localizada.

ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO

Na terça-feira (24), os servidores Diego Henrique de Brito e Adriano Tamburus já haviam prestado esclarecimentos à Comissão.

A CPI do Instituto de Previdência  é composta pelos vereadores Euripinho (PDT) [Presidente], Sargento Cipriano (PP) [Relator] e Raphael Dutra (PSDB) [Membro]. A investigação foi instaurada na Câmara após a aprovação do Requerimento nº 635/2019, de autoria do vereador Carlão do Basquete (PROS) e apoiada por todos os demais vereadores. O prazo final para a conclusão dos trabalhos é 15 de dezembro.

Veja o histórico:

Requerimento nº 635/2019 - (instauração da CPI do Instituto de Previdência)

Portarias nº 5197/20195198/2019 e 5199/2019 - (nomeação dos integrantes da CPI do Instituto de Previdência)

ATA 1ª Reunião  -  em 02/07/2019 - (definição das funções de cada integrante na CPI e solicitação de documentos)

ATA 2ª Reunião - em 17/09/2019 - (convocação para oitivas)

ATA 3ª Reunião - em 24/09/2019 - (convocação para oitivas)

VÍDEO com oitivas do dia 25 de setembro

CPI DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS

CPI do Sindicato dos Servidores (que investiga o possível dano financeiro causado ao município em razão da falta de prestação de contas do dinheiro repassado pela Prefeitura ao Sindicato dos Servidores Públicos)  está na fase de análise de documentos.

Formada pelos vereadores Kapetinha (PTB) [Presidente], Betim da Comunidade (PSDB) [Relator] e Fabrício Lemos (PSL) [Membro], a Comissão ouviu a Secretária Municipal de Finanças,  Viviane Gonçalves Costa, na tarde de segunda-feira (23),  para esclarecer algumas dúvidas sobre a documentação.

A CPI do Sindicato dos Servidores foi instaurada na Câmara após a aprovação do Requerimento nº 769/2019, de autoria do vereador Carlão do Basquete (PROS) e apoiado por todos os vereadores.  O prazo final para a conclusão dos trabalhos é 23 de dezembro.

Veja o histórico:

Requerimento nº 769/2019 (instauração da CPI do Sindicato dos Servidores)

Portarias nº 5189/20195192/2019 5193/2019 - (nomeação dos integrantes da CPI do Sindicato dos Servidores)

ATA 1ª Reunião  - em 01/08/2019 - (definição das funções de cada integrante na CPI )

ATA 2ª Reunião - em 13/08/2019 - (solicitação de documentos)

ATA 3ª Reunião - em 17/09/2019 - (convocação para esclarecimentos)

ATA 4ª Reunião - em 23/09/2019 - (esclarecimentos Secretária de Finanças)