2009-04-02 00:00:00
Autor: Larissa Faustinoni

Cipriano protocola Projeto de Lei de combate à violência nas escolas

Está tramitando na Câmara um Projeto de Lei, de autoria do Vereador Cipriano, que institui o Programa Interdisciplinar e de participação comunitária para a prevenção e combate ao vandalismo escolar e à violência física e psíquica contra alunos e educadores da Rede Municipal de Ensino do Município de Barretos. Segundo Cipriano, a instituição escolar vem perdendo seu caráter transformador e seu poder de antídoto da violência para sofrer vandalismos e depredações, tornando-se um retrato do crescimento desordenado desta mesma violência. “Infelizmente a violência invadiu as escolas de uma maneira geral, principalmente da rede pública de ensino, que não podem rejeitar matrículas, com alunos rebeldes intimidando os educadores, a mesma forma, se expandem às gangues no meio estudantil, especialmente por motivos relacionados ao uso de drogas. Graças à sensação de impunidade muitos alunos têm agido de tal forma e, quase sempre, o professor fica a mercê dessas atitudes, sem que haja qualquer mecanismo que os proteja”, comentou. O Projeto visa a elaboração de formas de estímulo para a solidariedade, pacificação e respeito no ambiente escolar entre educadores e educandos, o desenvolvimento de atividades educativas e extracurriculares de valorização do patrimônio público e da vida nas escolas congregando educadores, alunos e membros das respectivas comunidades de entorno delas, no intuito de combater a violência contra alunos, professores e demais profissionais do ensino, entre outros.