21/07/2020
Autor: Andre Souza

Câmara prepara implantação do sistema eletrônico de votação

Servidores testaram os equipamentos e participaram de treinamento nesta quarta-feira (22); Mesa quer utilizar sistema no retorno das Sessões presenciais

A Câmara de Barretos realizou os últimos testes para a implantação do sistema eletrônico de votação. Na manhã desta quarta-feira (22), servidores participaram de treinamento para operar os equipamentos e simularam todas as situações que podem ocorrer durante uma Sessão.

O sistema é composto por 1 (um) painel com quatro monitores, 14 (quatorze) terminais para votação ( 2 reservas), 3 (três) notebooks para controle da Mesa Diretora, 1 (um) computador para operação, além de cabos, conectores e programa que gerencia a votação digital.

O principal objetivo do novo sistema é dar mais transparência e segurança ao processo de votação. Antes de votar, os vereadores vão precisar digitar uma senha pessoal e terão um tempo pré-definido para registrar o voto. O resultado final ficará visível tanto para o público presente quanto para o cidadão que assiste às transmissões pela TV Câmara, Youtube, Facebook e site.

Outros benefícios que a modernização traz são: organização e controle dos tempos das discussões, apartes e justificativas, registro das presenças ou ausências dos vereadores nas votações, transparência no que está em discussão em cada momento da Sessão, além de todas as informações ficarem disponíveis em tempo real no site da Câmara.

De acordo com a Mesa Diretora da Câmara, o sistema eletrônico de votação será utilizado no retorno das Sessões Ordinárias presenciais, ainda sem previsão.  Devido às medidas de prevenção à Covid-19, as Sessões estão acontecendo por videoconferência.

Além do painel eletrônico de votação, a Mesa Diretora também vai instalar uma tribuna com altura regulável (em andamento), implantar o sistema de assinatura digital de documentos (em andamento), atualizar o Regimento Interno e a Lei Orgânica do Município (em andamento), diminuir o uso de papel e digitalizar arquivos. Essas medidas têm como finalidade garantir a acessibilidade, ampliar a transparência, facilitar a pesquisa do público e a reduzir custos administrativos do Legislativo.