25/11/2021
Autor: Andre Souza
Diploma do Mérito Cultural Luiz Carlos Arutin 2021 foi entregue ao músico Andre Luciano Machado e à especialista em cultura afro, Michela Rita da Silva
A Câmara fez a entrega dos Diplomas de Ordem do Mérito Cultural “Luiz Carlos Arutin em Sessão Solene realizada nesta quinta-feira (25/nov). Os homenageados de 2021 foram o músico André Luciano Machado e a professora especialista em cultura afro-brasileira, Michela Rita da Silva.
VEJA FOTOS NO FINAL DA PÁGINA
?O evento foi presidido pelo 2º Secretário da Câmara, vereador Gabriel Uchida (DEM) e contou com a presença do Secretário Municipal de Cultura, Rogério Teodósio; o Chefe de Gabinete da Prefeita, Itamar Alves dos Santos; o Membro da ABC - Academia Barretense de Cultura, Jose Antonio Merenda; e o Asssesor Parlamentar do vereador Dr. Chafei (MDB), Quirino Junior.
Familiares, amigos e apoiadores da Cultura barretense também acompanharam de perto as homenagens.
Criado em 2014 por meio da Lei Municipal nº 4971, o diploma "Luiz Carlos Arutin" tem como objetivo homenagear as personalidades que trabalham no desenvolvimento e na fomentação da cultura em Barretos.
A escolha dos homenageados é feita por uma comissão mista formada por um vereador, um representante da Secretaria Municipal de Cultura e um representante do Conselho Municipal de Cultura. Os nomes são encaminhados à Câmara e aprovados pelos vereadores por meio de um Projeto de Decreto Legislativo de autoria da Mesa Diretora.
Esse ano, a homenagem consta no Projeto de Decreto Legislativo nº 11/2021
A solenidade também teve transmissão ao vivo pela TV Câmara no canal 31.3, Facebook e Youtube, além de um resumo no Instagram.
QUEM SÃO OS HOMENAGEADOS ?
André Luciano Machado é um defensor da cultura popular. Teve o primeiro contato com a música por meio dos instrumentos de corda. Participou de várias orquestras, bandas e conjuntos musicais, sempre levando alegria a todos os cantos da cidade. De gosto eclético, defende o respeito e o apoio à pluralidade de gostos musicais, além de estimular a tolerância à diferença de timbres, sons e acordes musicais. É nascido em Barretos, tem 44 anos, casado e pai de dois filhos.
Michela Rita da Silva é graduada em História e especialista em Cultura afro-brasileira. Aua como professora na rede estadual de ensino e pesquisadora na área de experiências imersivas e relações étnico-raciais. Militante do movimento negro, Michela diz ter a missão de trazer a tona as grandes contribuições da população negra para a história de Barretos. É nascida em Barretos, tem 29 anos, casada e mãe de um filho.
LUIZ CARLOS ARUTIN
Luiz Carlos Arutin (1933-1996), nome dado ao diploma, foi um ator barretense que se destacou no teatro e na teledramaturgia nacional nas décadas de 1970 e 1980.
Formado pela Escola de Arte Dramática da USP, Arutin participou de pelo menos 4 filmes, 20 telenovelas, além de ter comandado peças de teatro por todo país.
O barretense morreu aos 63 anos de idade, vítima de incêndio ocorrido no apartamento onde morava em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.