05/07/2022
Autor: Andre Souza
Legislativo barretense poderá solicitar oficinas de treinamento sobre temas diversos, além de ferramentas que ampliam a participação popular na Câmara
A Câmara de Barretos assinou ACT - Acordo de Cooperação Técnica com o Senado Federal para ter acesso aos produtos e serviços disponíveis no Interlegis.
O Interlegis é um programa que tem como objetivo estimular a modernização e a integração das Casas Legislativas, oferecendo ferramentas tecnológicas, cursos e oficinas de capacitação de forma gratuita para servidores públicos e cidadãos interessados.
Com a assinatura do acordo, a Câmara de Barretos poderá solicitar a realização de oficinas remotas gratuitas para capacitar agentes públicos e cidadãos interessados em temas diversos, como mudanças em legislações, ferramentas que melhoram o atendimento aos cidadãos, entre outros.
FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS
Além de oficinas, a Câmara também poderá solicitar ferramentas online e gratuitas, como o E-Democracia, que amplia a participação da comunidade em temas em debate nas Audiências Públicas; o E-mail Legislativo, que oferece endereços de e-mail institucionais para servidores da Câmara; e a mudança para o domínio .leg, que é a identidade mais adequada para sites de órgãos ligados ao Poder Legislativo.
CURSOS GRATUITOS
Por meio da plataforma Saberes, o Senado Federal oferece cursos online, gratuitos e certificados para todos os brasileiros.
São 30 cursos com matrículas abertas. As opções variam desde o estudo do Novo Acordo Ortográfico até técnicas de Excelência no Atendimento. Os mais comuns são as Introduções ao Orçamento Público, ao Direito Constitucional e ao Direito do Consumidor.
VEJA A LISTA DE CURSOS COM MATRÍCULAS ABERTAS PRA 2022
(ao escolher o curso, clique em Matricular-se no final da página. O botão inscrever-se só fica habilitado quando não há vagas abertas.)
CURSOS DA ALESP
A Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) também oferece vários cursos, oficinas e palestras de capacitação sobre temas diversos para servidores e cidadãos interessados.
Os eventos são organizados pelo ILP (Instituto do Legislativo Paulista).