02/06/2022
Autor: Andre Souza

Espaço Cultural Dr. Matinas Suzuki será reativado nesta segunda-feira (06/jun)

Criado em 1989, local no prédio da Câmara é reservado para exposições de arte de vários segmentos.

A Câmara vai reativar o Espaço Cultural "Dr. Matinas Suzuki" na próxima segunda-feira (06/jun), às 18h30, antes do início da Sessão Ordinária.

Criado pelo Decreto Legislativo nº 02/1989, de autoria dos vereadores Sebastião Misiara e Fauze Jose Daher, o local era destinado à exposições permanentes de arte, em todos os segmentos, porém, foi pouco aproveitado nos últimos 30 anos.

Agora, a atual Mesa Diretora  - com apoio de todos os vereadores - decidiu reativar o espaço e abri-lo para exposições de artes visuais (pintura, desenho, fotografia e outros). O principal  objetivo é valorizar o trabalho de artistas locais e reconhecer a importância da Cultura para a comunidade, além de ser mais um atrativo para o público que comparece à Câmara durante as Sessões Ordinárias, Audiências Públicas e Solenidades.

A reativação do local terá custo zero para a Câmara.

DR. MATINAS SUZUKI

O nome do espaço é em homenagem ao Dr. Matinas Suzuki(1925/1999). Médico, escritor e político, foi vereador em três mandatos (1960-1973), presidente da Câmara Municipal no biênio 1970/71 e diretor clínico da Santa Casa de Barretos.

A historiadora Karla Armani complementa que Suzuki  mantinha atuação constante em pról da Cultura e da arte. , autor do livro "Memórias de um vivente obscuro" (1997), membro fundador da Academia Barretense de Cultura (cadeira 16) e mantinha atuação constante em pról da Cultura e da arte.

COMO AS EXPOSIÇÕES SERÃO ORGANIZADAS ?

De acordo com Termo de Uso, artistas interessados em realizar exposição no local poderão se inscrever de forma online ou preencher ficha de inscrição a ser disponibilizada no site da Câmara.

A critério da Câmara, cada exposição poderá durar de 20 a 50 dias, em comum acordo com os artistas .

O espaço funcionará  no horário em que a Câmara realizar eventos abertos ao público, como nas Sessões Ordinárias, Extraordinárias, Audiências Públicas e Sessões Solenes, conforme agenda divulgada no site.

70ª EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE RENATO AMISY VAI REINAUGURAR O ESPAÇO

Renato Amisy será o primeiro a reutilizar o espaço da Câmara. O artista barretense realizará à 70ª  exposição individual no Brasil e na Europa.  O número expressivo dá nome à exposição: 70ª Septuagésima.

Ao todo são 06 (seis) quadros: "Bandeira do Brasil em relevo", "Cristo", "Natureza Morta", "Mini Basílica de Barretos em relevo", "Divino Espírito Santo" e "Justiça"

Cidadão Benemérito de Barretos, Renato tem 58 anos e dedica às artes desde os 4 anos de idade. A primeira tela foi pintada oficialmente aos 16 anos.

Aos 33 anos, abandonou o trabalho numa agência bancária para se dedicar às artes. Daí em diante a carreira artística nacional e internacional decolou. Em 1999, foi um dos 12 pintores de todo o País premiados no Concurso "500 anos de Arte & Design" . Em 2000, representou o Brasil em Portugal nas comemorações dos "500 anos do Descobrimento". Em 2001, foi escolhido para criar o logotipo oficial  da "Foire de Caen", na França, uma das mais importantes feiras de arte da Europa.

O currículo internacional de Renato Amisy é extenso. O barretense tem várias exposições em cidades européias, como Paris, Lyon, Viena, Chantilly, Trouville Sur Mer e Marseille. As obras de Amisy também estão espalhadas pelos cinco continentes e decoram casas de ex-presidentes, autoridades francesas, além de celebridades da música e do cinema.

Em Barretos, Renato é proprietário da galeria de arte Atelier Maison D'Amisy. Na área social, organiza exposições para vender quadros e doa o dinheiro arrecadado para entidades e hospitais.