07/10/2022
Autor: Andre Souza
Mostra traz telas pintadas por crianças do projeto Rê Magalhães Ateliê de Artes
O Espaço Cultural Dr. Matinas Suzuki, localizado no interior da Câmara, recebe durante o mês de outubro a exposição "Crianças ARTEiras" , em comemoração ao Dia das Crianças.
A mostra acontece em parceria com o projeto "Rê Magalhães - Ateliê de Artes", coordenado pela professora de Artes, Renata Magalhães, que oferece aula de pintura em tela para crianças acima de 06 anos.
São 04 (quatro) telas: "Íris", autoria de Ana Luisa Ayumi Uema Watanabe (15 anos); "Maria Mãe de Jesus", pintado por Catarina Magalhães de Paula Tavares (13 anos); "Sonic", autoria de Matheus Vasconcelos Batista (9 anos); e "Relax",obra de Maria Eduarda da Silva Alves (10 anos).
Outras telas do mesmo projeto estão à mostra na exposição "Criança Fazendo Arte", no North Shopping.
VEJA O CARTAZ DA EXPOSIÇÃO "Crianças ARTEeiras"
A exposição é aberta ao público durante todo o mês de outubro, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 17h, e nas noites em que ocorrem eventos da Câmara (Sessões Ordinárias, Extraordinárias, Audiências Públicas e Solenidades).
Criado pelo Decreto Legislativo nº 02/1989, de autoria dos vereadores Sebastião Misiara e Fauze Jose Daher, o local era destinado à exposições permanentes de arte, em todos os segmentos, porém, foi pouco aproveitado nos últimos 30 anos.
A atual Mesa Diretora - com apoio de todos os vereadores - decidiu reativar o espaço e abri-lo para exposições de artes visuais (pintura, desenho, fotografia e outros). O principal objetivo é valorizar o trabalho de artistas locais e reconhecer a importância da Cultura para a comunidade, além de ser mais um atrativo para o público que comparece à Câmara durante as Sessões Ordinárias, Audiências Públicas e Solenidades.
A reativação do local tem custo zero para a Câmara.
O nome do espaço é em homenagem ao Dr. Matinas Suzuki(1925/1999). Médico, escritor e político, foi vereador em três mandatos (1960-1973), presidente da Câmara Municipal no biênio 1970/71 e diretor clínico da Santa Casa de Barretos.
A historiadora Karla Armani complementa que Suzuki mantinha atuação constante em pról da Cultura e da arte , é autor do livro "Memórias de um vivente obscuro" (1997) e membro fundador da Academia Barretense de Cultura (cadeira 16).
COMO AS EXPOSIÇÕES SÃO ORGANIZADAS ?
De acordo com Termo de Uso, artistas interessados em realizar exposição no local poderão se inscrever de forma online ou preencher ficha de inscrição a ser disponibilizada no site da Câmara.
A critério da Câmara, cada exposição poderá durar de 20 a 50 dias, em comum acordo com os artistas .
O espaço funcionará no horário em que a Câmara realizar atendimentos ou eventos abertos ao público, como nas Sessões Ordinárias, Extraordinárias, Audiências Públicas e Sessões Solenes, conforme agenda divulgada no site.