09/11/2022
Autor: Andre Souza

Solenidade na Câmara abre atividades especiais no Mês da Consciência Negra

Evento foi marcado por Declamação de Poema e palestras sobre Doença Falciforme e Intolerância Religiosa

Em Sessão Solene realizada na noite de quarta-feira (09/nov), a Câmara de Barretos abriu oficialmente o Mês da Conscientização Étnico-Racial e da Consciência Negra, em referência ao feriado do dia 20 de novembro.

A solenidade teve como destaque duas palestras. Na primeira, o coordenador da Associação Pro-Falcemica - Núcleo Barretos, Osni Pinheiro, fez  uma breve apresentação sobre as Doenças Falciformes. A  Fonoaudióloga e Professora da Facisb - Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos, Dr.ª Roberta Petroucic,  que coordena projeto na instituição para sensibilizar futuros médicos sobre a doença, também palestrou sobre o tema.

Na segunda palestra, a   Dirigente do terreiro de Umbanda "Caboclo Machu-Ma/ Caboclo Girador das Matas e Pai Nago de Aruanda/ Vovó Campinas" , Mãe Silvia de Xangô, de Araraquara/SP, realizou palestra sobre Intolerância Religiosa.

E para fechar o evento, o barretense Joval Santos  fez declamação da poesia "A canção do Africano" e, em seguida, interpretação da música "Coração de Estudante", de Milton Nascimento e Wagner Tiso.

No início da Sessão Solene foram exibidos o Hino Nacional, o Hino de Barretos e o Hino da Negritude, gravado pela cantora Alciony Menegaz.

O evento foi conduzido pelos vereadores Paulo Correa (PL) e Prof. Raphael Silvério (PSDB).

A Mesa de Autoridades foi composta pelo Secretário Municipal de Cultura, Rogério Teodósio (representanto a Prefeita Paula Lemos); pelo presentante da COMPPIR - Coordenadoria Municipal de Promoção de Políticas de Igualdade Racial, Francisco Salviano Miranda "Tico"; pela Presidente do COMIR- Conselho Municipal de Igualdade Racial, Ana Paula Ferreira; pelo Pai Pequeno do Terreiro de Umbanda Caboclo Cipó, João Sartori, pelo Coordenador da Associação Pró-Falcêmica- APROFE- Núcleo Barretos, Osni Pinheiro e pela Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Rosilaine Destri Andrade (representando a Secretária Jéssia Maria dos Santos).

Representantes de várias entidades culturais e de terreiros de religiões de matriz africana compareceram à Câmara para prestigiar a solenidade.

ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO

FOTOS NO FIM DA PÁGINA

EXPOSIÇÃO "CONSCIÊNCIA NEGRA"

Além das palestras, o Mês da Consciência Negra na Câmara terá a Exposição "Consciência Negra" no Espaço Cultural Dr. Matinas Suzuki, que fica no salão de entrada da Câmara.

A mostra, que acontece em parceria com o COMIR - Conselho Municipal de Igualdade Racial, a COMPPIR - Coordenadoria Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, o Movimento Negro Barretos e o Clube Estrela do D'Oriente, é composta por quadros que representam a ancestralidade africana e a força, resistência e inspiração africana,  retratando a identificação com a história negra e o conhecimento.

A artista Fernanda de Araújo Dionízio expõe o quadro "A Justiça Afro" , inspirada na deusa da Justiça Diké, sem a venda nos olhos, para olhar e enxergar as injustiças e corrigi-las.

Outros trabalhos à mostra são de autoria da família de artistas plásticos Marcelo Zion (pai), Mamadayo Contreras (mãe) e  Zion (filho), com telas e esculturas sobre o legado da Cultura Hip Hop inspirados no letramento racial e na filosofia africana, que são a principal inspiração na constituição familiar.

Também estará exposta uma placa de madeira em homenagem ao dia 20 de novembro: Dia da Consciência Negra,  esculpida pelo artesão Francisco Haroldo Gomes  da Silva - artisticamente conhecido como "Prinsp escultor de sonhos" ,  homenageia  seu avô Antônio Bernardino (de etinia preta) e sua avó Maria da Cruz (de etinia parda).

Na parte audiovisual da exposição, serão exibidos clipes de eventos realizados pelo Movimento Negro em Barretos e região. Todas as composições tem como tema central as ações culturais que a população negra barretense promove durante todo o ano no município da Estância Turística de Barretos.

A exposição é gratuita e permanecerá  aberta ao público durante todo o mês de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (exceto finais de semana e feriados) e nas noites em que ocorrem eventos da Câmara  (Sessões Ordinárias, Extraordinárias, Audiências Públicas e Solenidades).

VEJA O CARTAZ DA EXPOSIÇÃO "CONSCIÊNCIA NEGRA"

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NA TV CÂMARA BARRETOS

Durante todo o mês de novembro, a TV Câmara exibirá séries e documentários sobre a Cutura Afro-Brasileira e a Consciência Negra produzidos pela Associação Cultural Aruanda Brasil, de Barretos, Câmara dos Deputados Federais e Senado Federal.

grade de programação é divulgada diariamente pelo Facebook e Instagram da Câmara.