01/03/2023
Autor: Andre Souza

PARTICIPE ! Implantação de crematórios humano e animal é tema de Audiência Pública na Câmara

Tema foi proposto pelos vereadores Carlão do Basquete (PSD) e Prof. Adilson (PL). TV Câmara vai transmitir a reunião ao vivo pelo canal 31.3, Facebook e Youtube

A Câmara realiza no dia 08 de março (quarta-feira), às 19h, a Audiência Pública para debater a implantação de crematórios humano e animal em Barretos.

O tema foi proposto pelos vereadores Carlão do Basquete (PSD) e Prof. Adilson (PL), por meio do Requerimento nº 39/2023. O assunto também faz parte do Projeto de Lei nº  248/2022, que está em tramitação na Câmara e recebeu Parecer da Comissão de Justiça e Redação (2021-2022) pela ilegalidade e inconstitucionalidade.

No Requerimento, os vereadores explicam  que a cremação é menos prejudicial ao meio ambiente do que preencher corpos com formaldeído e enterrá-los, porém, é preciso observar outros efeitos ambientais devido à quantidade de combustível envolvida no processo, bem como o grande volume de CO2 liberado na atmosfera.

Os veradores também citam as normas que disciplinam a implantação de crematórios, como o Decreto Estadual nº 12.342/1978, que determina, entre outras regras, a existência de pelo menos 20.000 m² de área verde ao redor.

Para debater o tema, foram convidados o representante dos moradores das Chácaras da Área Rural de Barretos, Hélio Fernandes Aleixo; o representante do crematório de Barretos, Thiago Chiesa Ribeiro; o Engenheiro Ambiental, Alexandre de Freitas Pimenta da Silva; o advogado Fabiano Reis de Carvalho; o representante da Indústria do Forno, José Manuel Antunes de Oliveira; e o representante de crematório, Osvaldo Graciani Junior .

Pelo setor público, foram convidados o Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Carlos Henrique Gonçalves Lúcio;  e o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Falleiros de Almeida.

COMO PARTICIPAR ?

Todos os representantes de classes, associações de bairros, profissionais de imprensa e cidadãos interessados estão convidados a participar das discussões de forma presencial (na Câmara Municipal) ou pelas redes sociais (Facebook e Youtube) durante a transmissão da Audiência.

ONDE ASSISTIR ?

TV Câmara transmite a Audiência Pública ao vivo pelo canal 31.3, Facebook e Youtube a partir das 18:50. Conheça abaixo os canais oficiais da Câmara Municipal:

SERVIÇO

Tema da Audiência Pública: Implantação de crematórios humano e animal em Barretos

Dia: 08 de março (quarta-feira)

Hora: 19h

Local: Câmara Municipal (Rua 16, 730 - Centro)

Onde assistir? TV Câmara Barretos (canal 31.3), Facebook e Youtube