31/03/2023
Autor: Andre Souza

Prof.ª Loretana Paolieri Pancera recebe Título de Cidadã Honorária de Barretos

Homenagem foi proposta pelo vereador Prof. Adilson Ventura de Mello (PL).

A Presidente do CPP (Centro do Professorado Paulista), Prof.ª Loretana Paolieri Pancera, recebeu o Título de Cidadã Honorária da Estância Turística de Barretos em Sessão Solene realizada na noite de sexta-feira (31/mar), na Câmara.

A homenagem foi proposta pelo vereador Prof. Adilson (PL), por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 36/2022, aprovado por todos os vereadores.

Fizeram parte da Mesa de Autoridades, o 1º Vice-Presidente do CPP Estadual, Sílvio dos Santos Martins (barretense); o 2º Vice-Presidente do CPP Estadual e vereador na cidade de São Carlos/SP, Prof. Azuaite Martins de França (barretense); o 3º Vice- Presidente do CPP Estadual, Sebastião Mário dos Santos; o Diretor Administrativo do CPP Estadual, Alessandro Soares; e a Presidente do CPP Barretos, Amania Tomoda.

Também prestigiaram a homenagem: a Diretora do CPP Barretos, Mara Regina Neves; o Coordenador do CPP - Interior, Eduardo Menuti; a representante do CPP Catanduva, Angélica Almeida; o professor aposentado, Joelson Machado de Camargo; os integrantes do CPP Estadual, Alessandro Soares (Diretor Administrativo); Mário Eduardo Alves Cattai (Diretor Jurídico do Interior); Márcio Calheiros ( Diretor do Departamento Jurídico); Elaine Aparecida Kitatani ( Diretora de Desenvolvimento Estratégico e Inovação ) e Valdir Alves da Silva (Diretor Financeiro).

A Diretora do CPP Barretos, Maria Regina Neves, presenteou a homenageada com um buquê de orquídea e um brinde da Associação "Os Independentes".

A TV Câmara transmitiu a solenidade ao vivo pelo canal 31.3, Facebook e Youtube.

ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO

FOTOS NO FIM DA PÁGINA

A HOMENAGEADA

Loretana Paolieri Pancera tem 97 anos e nasceu na cidade de Piracicaba (SP). É filha de Carlos Paolieri e Virgínia Dell Amodesta Paolieri, viúva de Carlos Pancera Neto, mãe de Eugênio Pancera Neto e avó de 2(dois) netos: Matheus e Guilherme.

É formada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nove de Julho, em São Paulo. Foi professora substituta efetiva no período de 1945 a 1953 nos Grupos Escolares Castorina Cavalheiro e Buenos Aires, ambos na capital paulista.  Ingressou no Magistério Paulista em agosto de 1953, na Escola Mista do Bairro de Santa Cruz, em Campos do Jordão. Também lecionou na Escola Mista do bairro Jardim Peri e no Grupo Escolar Arnaldo Barreto, ambas na capital, na década de 50.

A Professora Loretana dedicou a vida profissional para defender questões relacionadas ao Magistério, buscando caminhos para melhorar as condições de trabalho dos professores e a qualidade do ensino, recebendo vários títulos e homenagens ao longo da carreira.

Atualmente exerce a Presidência do CPP (Centro do Professorado Paulista), entidade que está associada desde 1945, participando ativamente de fóruns, congressos, reuniões e debates em que se discute a valorização do magistério e a melhoria salarial de toda a categoria - ativos e aposentados - e por uma escola de melhor qualidade para  crianças e jovens.