17/04/2023
Autor: Andre Souza

Audiência na Câmara vai debater Políticas Públicas para pessoas Autistas de Barretos

Tema foi proposto pelo vereador Prof. Adilson (PL), por meio do Requerimento nº 1221/2022

Abril é o mês de conscientização do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e a Câmara realiza no dia 26 de abril (quarta-feira), às 19h, a Audiência Pública (aberta à participação da comunidade) para debater Políticas Públicas para pessoas Autistas de Barretos.

 

O tema foi proposto pelo vereador Prof. Adilson (PL), por meio do Requerimento nº 1221/2022

 

No Requerimento, o vereador explica que a motivação da audiência é incluir Barretos na rede mundial de cidades e entidades que pretendem esclarecer e refletir sobre o autismo e lutar contra a discriminação e por mais direitos para os autistas e seus familiares, construindo e consolidando políticas públicas realmente inclusivas.

 

O vereador explica ainda que o CDC - Centro de Controle de Doenças divulgou que a prevalência do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) aumentou em todo o mundo.  O índice de 1 criança autista para cada 54 habitantes em 2018 diminuiu para 1 em cada 44 em 2021.  O documento diz que  a evolução das pesquisas científicas e o intenso ativismo de autistas e familiares que estudam e debatem os conhecimentos produzidos e também as tentativas de desinformação em relação ao tema, influenciam no crescimento desses números. 

 

Para debater o tema, foram convidados: o Médico do Hospital do Amor Barretos,  Dr. Diogo Dias do Prado; a Presidente da Associação Amigos dos Autistas – AMA,  Sandra Tadini; o  Secretário Municipal de Saúde, Mussa Callil Neto; a Secretária Municipal da Educação,  Jéssica Maria dos Santos; e os especialistas da Adapte Educação que atuam na defesa dos autistas, Emanuel Santana e Marcia Elaine Fernandes Peralino Santana.

 

 


 

 

SOBRE O TEA - TRANSTORNO DO ESPRECTRO AUTISTA

 

O transtorno do espectro autista (TEA) se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem,  por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva. O TEA começa na infância e tende a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, as condições são aparentes durante os primeiros cinco anos de vida.

 

Indivíduos com transtorno do espectro autista freqüentemente apresentam outras condições concomitantes, incluindo epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). O nível de funcionamento intelectual em indivíduos com TEA é extremamente variável, estendendo-se de comprometimento profundo até níveis superiores.

 

Embora algumas pessoas com transtorno do espectro autista possam viver de forma independente, outras têm graves incapacidades e necessitam de cuidados e apoio ao longo da vida. As intervenções psicossociais baseadas em evidências, como o tratamento comportamental e os programas de treinamento de habilidades para os pais, podem reduzir as dificuldades de comunicação e comportamento social, com impacto positivo no bem-estar e qualidade de vida das pessoas com TEA e seus cuidadores.

 

As intervenções para as pessoas com transtorno do espectro autista precisam ser acompanhadas por ações mais amplas, tornando ambientes físicos, sociais e atitudinais mais acessíveis, inclusivos e de apoio.

 

 

 


 

  COMO PARTICIPAR ? 

 

Todos os representantes de classes, associações de bairros, profissionais de imprensa e cidadãos interessados estão convidados a participar das discussões de forma presencial (na Câmara Municipal) ou pelas redes sociais (Facebook e Youtube) durante a transmissão da Audiência. 

 


 

  ONDE ASSISTIR ?  

 

TV Câmara transmite a Audiência Pública ao vivo pelo canal 31.3, Facebook e Youtube a partir das 19h. Conheça abaixo os canais oficiais da Câmara Municipal: 

 

 

 


 

 

 SERVIÇO

 

Tema da Audiência Pública:  Políticas Públicas para as pessoas Autistas de Barretos

 

Dia: 26 de abril (quarta-feira) 

 

Hora: 19h

 

Local: Câmara Municipal (Rua 16, 730 - Centro)

 

Onde assistir? TV Câmara Barretos (canal 31.3), Facebook e Youtube

 


 

VEJA TAMBÉM

 

 Requerimento nº 1221/2022 (propõe a realização da Audiência Pública) 

 

 CONVITE À POPULAÇÃO 

 





Endereço da página

http://www.camarabarretos.sp.gov.br/noticia/audiencia-na-camara-vai-debater-politicas-publicas-para-pessoas-autistas-de-barretos/5371