04/05/2023
Autor: Andre Souza

Espaço Cultural Dr Matinas Suzuki recebe no mês de maio a exposição Lembranças do bairro Frigorífico

Mostra registra memórias em celebração aos 110 anos de instalação da Cia Frigorífica Agropastoril em Barretos, o primeiro frigorífico da América Latina

A Câmara recebe no mês de maio a exposição "Lembranças do Frigorífico", em memória aos 110 anos de instalação da Cia  Frigorífica Agropastoril, na cidade de Barretos, no dia 25 de maio de 1913, considerado o primeiro frigorífico da América Latina.

A mostra é organizada pelo Professor de Letras e Historiador, José Mesquita, que preside a Associação de ex-moradores, colegas, amigos e descendentes do bairro Frigorífico Anglo, popularmente conhecido como Vila Operária ou Industrial.

A exposição, que ficará aberta ao público de 8 a 31 de maio, no Espaço Cultural "Dr. Matinas Suzuki", apresenta banners com fotos que retratam momentos marcantes das atividades do frigorífico, de 1913 até 1996 (quando a Anglo encerrou as atividades do frigorífico em Barretos), bem como fotos que registram a história de moradores e ex-moradores do bairro industrial, que viveram e trabalharam na região durante muitos anos.

Outra atração da mostra será a exibição de um vídeo com fotos de antigos moradores da Vila Operária. Um manequim vestindo o uniforme utilizado pela guarda do Frigorífico Anglo também ficará exposto no espaço.

A exposição também acontece no espaço Arte no Shopping, no North Shooping Barretos, durante todo o mês de maio.

VEJA O CARTAZ DA EXPOSIÇÃO "LEMBRANÇAS DO FRIGOFÍCO"

SERVIÇO:

Exposição:  "Lembranças do Frigorífico", em memória aos 110 anos de instalação do primeiro frigorífico da América Latina, na cidade de Barretos.

Local: Espaço Cultural "Dr. Matinas Suzuki", no prédio da Câmara Municipal.

Data: de 08 a 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; e no período noturno nos dias de Sessôes e Audiências Públicas

ENTRADA GRATUITA

CARTAZ

O ESPAÇO MATINAS SUZUKI

Criado pelo Decreto Legislativo nº 02/1989, de autoria dos vereadores Sebastião Misiara e Fauze Jose Daher, o local era destinado à exposições permanentes de arte, em todos os segmentos, porém, foi pouco aproveitado nos últimos 30 anos.

Mesa Diretora 2021-2022  - com apoio de todos os vereadores - decidiu reativar o espaço e abri-lo para exposições de artes visuais (pintura, desenho, fotografia e outros). O principal  objetivo é valorizar o trabalho de artistas locais e reconhecer a importância da Cultura para a comunidade, além de ser mais um atrativo para o público que comparece à Câmara durante as Sessões Ordinárias, Audiências Públicas e Solenidades.

A reativação do local teve custo zero para a Câmara.

O nome do espaço é em homenagem ao Dr. Matinas Suzuki(1925/1999). Médico, escritor e político, foi vereador em três mandatos (1960-1973), presidente da Câmara Municipal no biênio 1970/71 e diretor clínico da Santa Casa de Barretos.

Suzuki  mantinha atuação constante em pról da Cultura e da arte , é autor do livro "Memórias de um vivente obscuro" (1997) e membro fundador da Academia Barretense de Cultura (cadeira 16).

COMO AS EXPOSIÇÕES SÃO ORGANIZADAS ?

De acordo com Termo de Uso, artistas interessados em realizar exposição no local poderão se inscrever de forma online ou preencher ficha de inscrição a ser disponibilizada no site da Câmara.

A critério da Câmara, cada exposição poderá durar de 20 a 50 dias, em comum acordo com os artistas .

O espaço funcionará  no horário em que a Câmara realizar atendimentos ou eventos abertos ao público, como nas Sessões Ordinárias, Extraordinárias, Audiências Públicas e Sessões Solenes, conforme agenda divulgada no site.