16/10/2023
Autor: Andre Souza

Paulo Augusto Cavalheiro, Gestor de Equinocultura, recebe Título de Cidadão Honorário de Barretos no dia 27 de outubro

Homenagem foi proposta pelo vereador Ricardo Bodinho (PP); TV Câmara transmite solenidade ao vivo pelo canal 31.3, Facebook e Youtube

O Gestor de Equinocultura, Paulo Augusto Cavalheiro, receberá o Título de Cidadão Honorário da Estância Turística de Barretos no próximo dia 27 de outubro (sexta-feira), às 19h, em Sessão Solene, na Câmara.

Gestor de Equinocultura, ou Equinocultor, é o profissional que gerencia  haras e garante  o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida dos animais, além de promover a reprodução equina e auxiliar em atividades relacionadas ao uso dos cavalos para esporte, trabalho ou lazer

A homenagem foi proposta pelo vereador Ricardo Bodinho (PP), por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 42/2022 aprovado por todos os vereadores.

O HOMENAGEADO

Paulo Augusto Cavalheiro tem 59 anos e nasceu na cidade de  Piracicaba/SP. É filho de Arcílio Cavalheiro e Ana Rute Quatel. Casado com Udercilde Wiezel Cavalheiro e pai de dois filhos: Fernanda Cavalheiro e Paulo Augusto Cavalheiro Júnior.

Mora em Barretos há 12 anos e atua como Equinocultor no São Raphael Ranch, de propriedade do empresário Giovane Barroti. Entre as principais funções estão gerenciar o haras,  garantir o bem-estar dos cavalos e promover o manejo e o treinamento dos animais  para a modalidade dos Três Tambores.

Paulo Cavalheiro lida com cavalos desde a infância. Nascido em uma família tradicional no meio do agro, ele é a terceira geração do meio a se dedicar à equinocultura. Seu avô já trazia cavalos do Sul a São Paulo, ajudando no desenvolvimento do Brasil em construção de ferrovias. Seu pai foi um dos pioneiros a importar um cavalo Quarto de Milha dos Estados Unidos, que se tornou um ícone na corrida, tanto no Sul como em Sorocaba/SP.

Paulo Cavalheiro teve boiada de rodeio, colocando bois expressivos nas finais de Americana/SP, São Miguel Arcanjo/SP, Riversul/SP, Araras/SP, Salto/SP, Souzas/SP e Barretos/SP. Foi também peão-competidor e ganhador de inúmeros títulos pelo Brasil, como Americana/SP, Limeira/SP, Piracicaba/SP, São Pedro/SP, Monte Mor/SP, Santa Bárbara d’Oeste/SP, entre outros. Também se classificou para o maior rodeio do mundo, em Barretos, no ano de 1985.

A carreira nas montarias em touro foi interrompida devido a um acidente. Mas o trabalho continuou no esporte com cavalos, especialmente como treinador para a modalidade Três Tambores, onde atua até hoje.

Defensor e propagador do esporte equestre, e da interação do homem com o animal, Paulo vem ajudando a fomentar a modalidade Três Tambores no Brasil. Já promoveu inúmeras provas da modalidade nos rodeios, sendo o primeiro a criar um campeonato de tambores com o nome: “Estrelas dos Três Tambores” há mais de 25 anos.

Também ministrou diversos cursos na área.  Desde a iniciação ao cavalo e à  equitação, até cursos avançados para treinadores, formando muitos profissionais e competidores pelo Brasil. Em 2004, realizou curso e treinamento avançado na cidade de Chihuahua, no México, onde, por meio dos seus treinamentos, classificou um cavalo (animal de propriedade de Sérgio Garibay, da cidade de Hermosillo, México) para as finais do rodeio de Las Vegas, nos Estados Unidos da América.

Paulo Cavalheiro foi e continua sendo treinador de grandes nomes na modalidade,  como Priscila Aguiar, Daiane Sudário, Paulo Augusto Cavalheiro Júnior, Fernanda Cavalheiro, Yuri Lazarim, entre outros. Todos com prêmios expressivos no âmbito nacional.

Seu filho Paulo Augusto Cavalheiro Júnior é um dos grandes nomes entre os treinadores e competidores. Foi campeão nacional pela ABQM (Associação Nacional Cavalos Quarto de Milha), campeão do Congresso Nacional da ABQM e até hoje é o maior ganhador de Slot (modalidade Três Tambores com potros), ganhando o maior prêmio do Brasil no valor de 100 mil reais. Representou o Brasil no rodeio milionário dos Estados Unidos, o “The American”, ministrou cursos no México e Bolívia, treinou com Lace Graves (30 vezes campeão mundial nos USA) onde Paulo residiu com ele.

Sua filha Fernanda Cavalheiro também ganhou prêmios pelos rodeios e associações nacionais e internacionais, como Rodeio de Americana, Jaguariúna, Limeira, São Pedro, Piracicaba entre outros. Também representou o Brasil junto com seu irmão no Rodeio “The American”, no mesmo ano, um fato inédito onde dois irmãos participaram de classificatórias no Brasil e os dois conseguiram se classificar para o rodeio. Fernanda também é a atual grande campeã do Rodeio de Barretos, fazendo a dobradinha de ser campeã do  “Campeonato Barretos” na primeira semana da Festa do Peão de Boiadeiro e a campeã do Internacional Rodeio de Barretos na segunda semana, neste ano de 2022, fato inédito.

Graças aos conhecimentos, técnicas e amor por cavalos, Paulo Augusto Cavalheiro tem colocado o "São Raphael Ranch" entre os melhores criatórios de cavalos da raça Quarto de Milha no Brasil, realizando uma geração de competidores e treinadores espalhadas pelo Brasil. Sua dedicação e aprimoramento tem como objetivo fomentar o esporte em Barretos e região, com reconhecimento expressivo por todo o Brasil.

FOTOS  DO HOMENAGEADO NO FIM DA PÁGINA

VEJA O CONVITE

CARTAZ  DE DIVULGAÇÃO

SERVIÇO