27/09/2023
Autor: Andre Souza

Jornalista e Escritor Wilson Luiz Franco Britto recebe o Título de Cidadão Benemérito de Barretos

Homenagem foi proposta pelo vereador Ricardo Bodinho (PP)

O Jornalista e Escritor, Wilson Luiz Franco Britto, recebeu o Título de Cidadão Benemérito da Estância Turística de Barretos em Sessão Solene realizada na noite de quarta-feira (27 de setembro),  na Câmara.

A homenagem foi proposta pelo vereador Ricardo Bodinho (PP), por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 18/2023 aprovado por todos os vereadores.

Além do vereador Ricardo Bodinho (PP), também fizeram parte da Mesa de Autoridades: um dos fundadores da Associação Os Independentes, José Brandão Tupynambá ; o ex-Vice-Prefeito e ex-Presidente da Associação Os Independentes, Mussa Callil Neto; e o Membro da ABC(Academia Barretense de Cultura), José Antonio Merenda.

Também acompanharam de perto a solenidade: a esposa de Wilson Britto, Paula Britto; os membros da Associação Os Independentes, Marcelo Flosi de Oliveira, Luiz Tiago e Luiz Antônio Vechiato; o Jornalista e Roteirista, Milton Figueiredo; o Jornalista aposentado, Patrício Augusto; o Professor e Jornalista, Luiz Carlos Messias; e o ex-vereador, Kalil Aguil

Várias autoridades e amigos que não puderam estar presentes gravaram depoimentos em homenageam a Wilson Britto. O ex-vereador Ademir Andrade Leite enviou ofício parabenizando o homenageado pelo título.

A solenidade teve transmissão ao vivo pela TV Câmara no canal 31.3, Facebook e Youtube, além de resumo no Instagram.

ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO

FOTOS NO FIM DA PÁGINA

O HOMENAGEADO

Wilson Luiz Franco Britto nasceu em Barretos/SP, tem 70 anos, é pai de Wilson Luiz Souto de Britto ( filho único do primeiro casamento) e atualmente casado com Paula Camila Alves Britto.

É jornalista, radialista e escritor aposentado desde 2018. Estudou Ciências Sociais e Inglês em instituições brasileiras e americanas, recebendo bolsas da Fundação Rotária e da Associação Interamericana de Imprensa (Prêmio Scripps Howard), fazendo os cursos de Inglês e História na Georgia Southern University (Statesboro, Georgia) e Jornalismo na Northern Illinois University (DeKalb, Illinois).Ganhou vários prêmios literários e escreveu o livro "Portas em Manual - Um vôo cujo destino é você!".

Britto teve uma trajetória profissional de muitas conquistas, nas áreas pública e privada.

Trabalhou como colunista, cronista, repórter, editor e diretor nos jornais Cidade de Barretos, Correio de Barretos, Jornal de Barretos Regional e O Independente, bem como correspondente do caderno regional Folha Nordeste, da Folha de São Paulo, da EPTV Ribeirão e do jornal O Estado de São Paulo, além de autor-roteirista na TV Globo Ltda, em São Paulo. Também foi estagiário nos jornais New York Times, Chicago Tribune e Washington Post, nos Estados Unidos.

Escreveu centenas de reportagens divulgando Barretos e seus eventos, como, a Beer Fest, carnaval de rua e a Festa do Peão, nos maiores órgãos de imprensa do país, como Folha, Estadão e revistas como Veja, IstoÉ e outras.

Bastante atuante na comunidade barretense, Britto participou de diversas entidades locais, como a ACIB, o Rotary Club, a ABC (Academia Barretense de Cultural), a UNIART e o Comitê de Hotelaria e Turismo do SENAC. Desde 1977 é sócio efetivo da Associação Os Independentes, onde ocupou vários cargos, sendo Diretor de Planejamento e Comunicações por mais de 20 anos.

Atuou como Secretário Municipal em várias áreas. No Turismocriou a Secretaria Municipal de Turismo e o Plano Municipal de Turismo, para a qual foi nomeado o primeiro secretário. Ele também idealizou e executou um programa de treinamento de marketing turístico para 2 mil pessoas/ano, além de fundar a União das Escolas de Samba de Barretos e organizar o 1º Barretos International Rodeo. Por seu trabalho, recebeu o Prêmio Desbravador do Turismo e o Troféu Incentivador do Turismo

Como Secretário de Planejamento, coordenou a elaboração do Plano Diretor Participativo do Município de Barretos. Foi ainda Secretário Municipal de Esportes e Diretor Presidente do Instituto de Previdência Municipal.

Uma curiosidade. Em 1977, foi o representante de Barretos no programa Cidade contra Cidade, apresentado por Silvio Santos, na antiga TV Tupi, onde conseguiram a doação de seis ambulâncias para a Santa Casa de Misericórdia de Barretos.

LEIA A BIOGRAFIA COMPLETA