16/10/2023
Autor: Andre Souza
Audiência Pública aberta à participação popular acontece dia 26 de outubro, às 19h; Tema foi proposto pelos vereadores Prof. Adilson e Dr. Rodrigo Malaman
A Câmara de Barretos realiza no dia 26 de outubro (quinta-feira), às 19h, a Audiência Pública (aberta à participação da comunidade) para debater questões ligadas ao combate e ao controle de animais sinantrópicos em Barretos, como baratas, ratos, escorpiões, aranhas e o mosquito Aedes Aegypti, bem como discutir políticas públicas de prevenção a esses animais peçonhentos.
O vereador Prof. Adilson, por meio do Requerimento nº 421/2022, propõe debate sobre o combate e o controle dos animais sinantrópicos em Barretos.
Já o vereador Dr. Rodrigo Malaman (PSDB), por meio do Requerimento nº 1831/2023, quer discutir Políticas Públicas Municipais de Prevenção e Combate aos Escorpiões e Animais Peçonhentos.
Nos Requerimentos, os vereadores explicam que "são recorrentes ocorrências com animais sinantrópicos (baratas, ratos, escorpiões, aranhas, mosquito Aedes Aegypti), que são aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem e podem transmitir doenças ou causar agravos à saúde em razão de serem peçonhentos".
Os vereadores lembram também que "a infestação de escorpiões em nossa cidade é um fato notório, tema de diversas reclamações de munícipes de diversos bairros, uma vez que a convivência do ser humano e animais com este animal é extremamente nociva, sendo que, a picada do escorpião pode gerar danos à saúde, especialmente em crianças e animais, podendo leva-los facilmente a óbito".
Para debater o tema, serão convidados o Médico-Pediatra, Dr. Vitor Emanoel de Lemos Carvalho; a Coordenadora da AMA - Associação de Amigos do Autista, Sandra Tadini; e o Professor de Agronomia pela UNESP Jaboticabal, Sr. Anderson Prates Coelho.
Pelo setor público local, foram convidados o Coordenador da Vigilância Sanitária, Flávio Julio do Nascimento; a Coordenadora do Controle de Vetores, Cristiane Parreira Lima; a Secretária Municipal de Saúde Interina, Maria da Graça Oliveira Lemos; a Diretora da DRS (Diretoria Regional de Saúde de Barretos) , Ivana Clemente Castro; e a Prefeita Paula Lemos.
COMO PARTICIPAR ?
Todos os representantes de classes, associações de bairros, profissionais de imprensa e cidadãos interessados estão convidados a participar das discussões de forma presencial (na Câmara Municipal) ou pelas redes sociais (Facebook, Youtube e Whats App) durante a transmissão da Audiência.
ONDE ASSISTIR ?
A TV Câmara transmite a Audiência Pública ao vivo pelo canal 31.3, Facebook e Youtube a partir das 18:50. Conheça abaixo os canais oficiais da Câmara Municipal:
SERVIÇO
Tema da Audiência Pública: Questões ligadas ao combate e ao controle de animais sinantrópicos em Barretos, como baratas, ratos, escorpiões, aranhas e o mosquito aedes aegypti, bem como discutir políticas públicas de prevenção a esses animais peçonhentos.
Dia: 26 de outubro (quinta-feira)
Hora: 19h
Local: Câmara Municipal (Rua 16, 730 - Centro)
Onde assistir? TV Câmara Barretos (canal 31.3), Facebook e Youtube
VEJA TAMBÉM
Requerimento nº 421/2022 (propõe o tema o combate e o controle dos animais sinantrópicos em Barretos. )
Requerimento nº 1831/2023 (propõe o tema Políticas Públicas Municipais de Prevenção e Combate aos Escorpiões e Animais Peçonhentos)