07/12/2023
Autor: Andre Souza
Vereadores ainda poderão apresentar emendas (alterações) no projeto. Texto segue em tramitação normal pelas demais Comissões da Casa antes de ser levado ao Plenário para votação
A Câmara realizou nesta quinta-feira (07 de dezembro), a Audiência Pública (aberta à participação dos cidadãos) para discutir o Projeto de Lei Complementar nº 37/2023, de autoria da Prefeita Paula Lemos, que faz alterações no Lei Complementar nº 73/2006 (Plano Diretor do Município da Estância Turística de Barretos).
O objetivo é ouvir a opinião de todos os segmentos interessados no tema antes da votação dos vereadores em Plenário.
O Plano Diretor é o conjunto de normas e regras que tratam do ordenamento da cidade. É o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana. Nele estão contidas, por exemplo, a demarcação do perímetro urbano, que possibilita a construção de novos loteamentos, áreas de preservação de matas e mananciais, tamanho das vias públicas e de condomínios particulares, classificação de atividades comerciais, instituicionais e industriais, entre outras regras.
As alterações no Plano Diretor de Barretos (que constam no Projeto de Lei Complementar nº 37/2023 ) foram discutidas pela Prefeitura junto aos segmentos interessados em Audiência Pública realizada no dia 27 de novembro. Nesta quinta-feira (07dez), a Audiência foi organizada pela Câmara.
Esse procedimento é uma exigência da Lei Federal nº 10257/2001, Estatuto da Cidade.
Entre as propostas de mudanças no Plano Diretor estão:
LEIA AQUI O PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 37/2023 (com as propostas de alteração no Plano Diretor)
LEIA AQUI O ATUAL PLANO DIRETOR
ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO DA AUDIÊNCIA
VEJA FOTOS NO FIM DA PÁGINA
A Audiência Pública foi conduzida pelo Presidente da Casa, Luís Paulo Vieira "Lupa" e contou com a presença dos vereadores Paçoca (SD), Nestor Leonel (UNIÃO), Dr. Rodrigo Malaman (PSDB) e Ricardo Bodinho (PP).
Também participaram dos debates o Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Físico-Territorial do Município, Carlos Henrique Gonçalves Lúcio; os Arquitetos da Prefeitura, Luiz Carlos Fabres Junior e Heloísa Bocchi; o representante do empreendimento imobiliário "Village", José Carlos Gazeta da Costa; o representante da empresa "Tekhton", Paulo Canevaroli; e o munícipe representante da APPP - Associação de Participação Popular na Política, Celso Branício.
Agora, os vereadores poderão apresentar emendas (alterações) na redação do Projeto de Lei Complementar. O projeto também segue em tramitação normal pelas demais Comissões Permanentes da Casa (Finanças, Orçamento e Contas e Comissão de Urbanismo, Serviços e Obras Públicas), antes de ser levado ao Plenário para a votação.
A TV Câmara Barretos transmitiu a Audiência Pública ao vivo pelo canal 31.3, Facebook, Youtube e site oficial.