29/12/2023
Autor: Andre Souza

RESUMO 2023: Veja a quantidade de projetos, requerimentos e indicações analisados pelos vereadores

Câmara realizou 89 eventos (Sessões, Audiências Públicas e Reuniões) e 03 exposições culturais em 2023

MATÉRIAS DISCUTIDAS E APROVADAS

Em 2023, os vereadores da Câmara Municipal da Estância Turística de Barretos analisaram e discutiram 498 matérias.

Foram 334 Projetos de Lei (287 aprovados, 14 retirados pelos autores, 12 arquivados, 11 em tramitação ,  03 com pareceres em pauta, 02 rejeitados, 02 com pedido de vista, 02 prejudicados e 01 vetado); 51 Projetos de Lei Complementar ( 40 aprovados, 04 retirados pelos autores, 04 arquivados, 01 com parecer em pauta, 01 suspenso e 01 prejudicado; 47 Projetos de Decreto Legislativo (43 aprovados, 01 em tramitação, 01 arquivado, 01 cancelado e 01 retirado); 17 Projetos de Resolução (16 aprovados e 01 rejeitado); 02 Propostas de Emenda à Lei Orgânica aprovadas; além de 47 Balanços Anuais, Balancetes e Prestações de Contas da Prefeitura, SAAEB, IPMB e Câmara.

Os vereadores também apresentaram 2375 Requerimentos ( 2346 aprovados, 11 rejeitados, 07 retirados e 10 outros) e 78 Indicações. É a maior quantidade de Requerimentos apresentados pelos vereadores em toda a história do Poder Legislativo barretense.

EVENTOS REALIZADOS

A Câmara encerrou 2023 com a realização de 89 eventos, totalizando aproximadamente 283 horas de transmissões ao vivo pela TV Câmara Barretos - canal 31.3 e Redes Sociais.

Entre os eventos abertos ao público, foram 38 Sessões Ordinárias, 22 Sesões Solenes, 14 Reuniões de CPI, 13 Audiências Públicas e 02 Sessões Extraordinárias.

Também foram realizadas internamente diversas reuniões: das Comissões Permanentes da Câmara, da  Comissão de Estudo para Reformas no Regimento Interno e  Lei Orgânica do Município de Barretos, da Comissão de Seleção para Chamamentos Públicos, da Comissão para implantação da LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados, do Conselho Editorial da TV Câmara, da equipe que analisa a migração de sistema de contabilidade, compras, patrimônio e almoxarifado, da equipe que analisa a modernização do site da Câmara, além dos Pregões Eletrônicos da equipe de Licitação.

EXPOSIÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS

O Espaço Cultural Dr. Matinas Suzuki, que fica no interior do prédio da Câmara, recebeu 03 exposições em 2023.

Nos meses de maio e junho, o professor de Letras, José Mesquita, organizou as "Lembranças do Frigorífico". Em agosto, o espaço sediou a mostra "Ipês do Chão Preto", sob a curadoria da artista plástica, Conceição Borges e a participarticipação de Angela Ortiz, Bruno Pereira,  Dorinha Vitali, Jussara Helena, Leonor Girardi, Luzia Madalena, Marcos Diamantino, Rute Meneghelo, Shirley Pignanelli e Wilson Cassi. Já no mês de outubro, o Legislativo recebeu a exposição "Viver Sem Violência é um Direito", organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.