14/08/2025
Autor: Andre Souza
Homenagem foi proposta pelos vereadores Japonês das Caçambas (PRD) e Itamar Alves (PSD)
O padre Thiago Freitas dos Reis. da Igreja do Bom Jesus, recebeu o Título de Cidadão Honorário da Estância Turística de Barretos em Sessão Solene realizada na noite de quinta-feira (14 de agosto), na Câmara.
A homenagem foi proposta pelos vereadores Sérgio Tobace - Japonês das Caçambas (PRD) e Itamar Alves (PSD), por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 08/2025, aprovado por todos os vereadores.
Fizeram parte da Mesa de Autoridades: os vereadores Japonês das Caçambas (PRD) e Itamar Alves (PSD), o Prefeito, Odair Silva; o Bispo Diocesano, Dom Milton Kenan Junior; a ex-prefeita Paula Lemos (2021-2024); os pais do homenageado, Luis Carlos Freitas dos Reis e Sebastiana Angela Freitas dos Reis; e o vigário paroquial do Bom Jesus, padre Francisco. A vereadora Danubia Alves (PSB) também compareceu à Câmara para prestigiar a homenagem.
Também estiveram presentes: Pedro Ruocco e Elizângela Alves Silva, representando a Capela Santa Luzia; Marco Antônio Rosa e Sônia de Castro Rosa, representando a Capela Santo Antônio; Sebastiana e Maria José, representando a Capela Santa Rita; João Batista Zanateli e Rosa de Lourdes Zanateli, representando a Comunidade São Francisco; Miguel Borges e Maria Helena Borges, representando a Capela São Pedro; Ezídio Faustino da Silva e Maria Aparecida da Silva, representando a Capela São Luiz Gonzaga; Mário Nagamatsu e Tereza Nagamatsu, representando a Comunidade São Lucas; a Secretária da Paróquia do Bom Jesus, Elda Vanessa; a empresária Aparecida Rosa Moro Carneiro; o Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Cultura, Rafael Ferreira; a mãe do vereador Itamar Alves, Maria de Lurdes Alves Santos "Filinha"; a esposa do vereador Japonês das Caçambas, Daniele Tobace; e os assessores parlamentares, Leandro Jorge de Lima; Leonardo Gomes Cardoso, Augusto Rodrigues Pedroso, Vinícius Borges, os irmãos de consideração do padre Thiago, Marcio Varez e Mariluce Carvalho;
Os coordenadores, ministros, catequistas e fiéis da Igreja do Bom Jesus lotaram o Plenário da Câmara para acompanhar de perto a homenagem.
A solenidade teve transmissão ao vivo pela TV Câmara no canal 31.3 e redes sociais.
CLIQUE E ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO DA SESSÃO SOLENE
VEJA FOTOS NO FIM DA PÁGINA
USE O LEGIS VÍDEOS PARA CORTAR TRECHOS DA SESSÃO
O HOMENAGEADO
Padre Thiago Freitas dos Reis tem 37 anos e nasceu em um hospital na cidade de Ituverava/SP, pois a cidade de Miguelópolis/SP - onde os pais moravam - ainda não tinha estrutura médica necessária para a realização do parto.
É o primeiro filho do casal Luiz Carlos dos Reis e Sebastiana Ângela de Freitas dos Reis, tendo como irmão Jean Freitas dos Reis.
Estudou nas Escolas "Maria Peralta Cunha", "Capitão Emídio" e "Dr. Willian Amim", de Miguelópolis/SP.
A trajetória na Igreja Católica começou em 24 de abril de 1988, quando foi batizado pelo Monsenhor José Serrat Vilá (em memória). Celebrou a Primeira Comunhão com 12 anos, em 10 de dezembro de 2000, na paróquia São Miguel Arcanjo, em Miguelópolis. Recebeu o sacramento da Crisma com 15 anos, em 04 de outubro de 2003, pelas mãos de Dom Antônio Gaspar, então bispo diocesano de Barretos.
Com 12 anos, Thiago Freitas dos Reis despertou o interesse para o sacerdócio. O acompanhamento vocacional se estendeu de 2001 a 2005. Aos 18 anos, foi enviado ao Seminário Propedêutico, na paróquia São Luís Gonzaga, em Barretos, pelo então pároco de Miguelópolis, Pe. Manoel Ramos de Castro.
Aos 19 anos, em 2007, ingressou no Seminário Maior, em São José do Rio Preto/SP, onde cursaria Filosofia e Teologia, no Centro de Estudos Superiores Sagrado Coração de Jesus, tendo como reitores Pe. José Antônio Quissoto, Pe. Antônio Justino Filho e Pe. Leonel Brabo.
Como seminarista, desenvolveu seu estágio pastoral nas paróquias: São Gabriel Arcanjo, em Jaborandi/SP; Nossa Senhora da Abadia, em Cajobi/SP; Nossa Senhora do Carmo, em Colômbia/SP; e na Área Pastoral Nossa Senhora Aparecida, pertencente à paróquia São Benedito, hoje atual paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Barretos.
Foi ordenado diácono com 27 anos, em 27 de fevereiro de 2015, na cidade de Miguelópolis/SP, por Dom Milton Kenan Júnior. Exerceu ministério na Paróquia Santo Antônio de Pádua e na Paróquia da Catedral, ambas em Barretos.
Em 07 de agosto de 2015 foi ordenado Presbítero na cidade de Miguelópolis/SP, por Dom Milton Kenan Júnior. Dias depois, em 16 de agosto de 2015, foi transferido para Barretos para assumir como Vigário Paroquial, juntamente com Padre Francisco Henrique da Silva, as responsabilidades pastorais da Paróquia do Bom Jesus.
Ao completar 28 anos, em 04 de fevereiro de 2016, assumiu a paróquia do Bom Jesus como Administrador Paroquial e, em 23 de dezembro do mesmo ano, assume o ofício de Pároco da mesma paróquia.
Dentre as realizações à frente da paróquia Bom Jesus, destaca-se a restauração da Igreja do Bom Jesus, que se estendeu de maio de 2019 a julho de 2023, além das reformas das capelas das comunidades pertencentes à paróquia. Destaque também para o trabalho de evangelização.
Na Diocese de Barretos, exerceu o ofício de assessor diocesano da Renovação Carismática Católica e da Pastoral Vocacional, sendo responsável em acompanhar os jovens que desejavam ingressar no Seminário Maior. Foi também professor de Teologia Moral e Eclesiologia na Escola Diaconal São Lourenço. E, desde 2018, ocupa o ofício de Coordenador Diocesano de Pastoral, colaborando diretamente no governo pastoral da Diocese.
Padre Thiago tem como lema vocacional: “Renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me". Uma referência ao despojamento e abandono ao projeto de Deus que cada homem é chamado a responder por amor e gratuidade.