25/06/2026
Autor: Rafael Lucas

Título de cidadão honorário foi entregue durante sessão solene
Nesta quinta, 25, o Deputado Federal Antonio Carlos Rodrigues recebeu o Título de Cidadão Honorário de Barretos. A homenagem aconteceu durante sessão solene na Câmara Municipal. A iniciativa foi do Vereador Itamar Alves, que presidiu o evento e é o autor da proposta, feita por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 3/2026.
A Mesa de Autoridades foi composta pelo vereador da cidade de São Bernardo do Campo, Fran Silva; Maria de Lourdes Alves Santos a "Filinha" mãe do vereador Itamar Alves; o Membro de Pastorais da Paróquia Bom Jesus, João Carvalho; pela Diretora da Escola Estadual do Bairro Luiz Spina, Beatriz Alonso; Benedito Machado Neto "Dito Machado" ex-prefeito de Porangaba; e pelo Gerente Geral do North Shopping Barretos, Ricardo Martins Marques.
Os vereadores Luiz Carlos Anastácio "Paçoca" e Tiago José Costa Alves "Tiagão Alves" prestigiaram a solenidade, além de um grande número de autoridades e convidados. Familiares do Deputado Antonio Carlos também estiveram no evento, a filha Viviane Rodrigues; as sobrinhas Elaine Costa e Valecia Boniseni com seus respectivos maridos, Cloves Costa e Eli Marcos.
O Vereador Itamar destacou a homenagem como um reconhecimento pela trajetória pública, pelo compromisso com os municípios e pelas contribuições concretas ao desenvolvimento da cidade. Segundo o parlamentar, a honraria representa a gratidão do povo barretense a quem ajudou a construir o futuro do município.
Itamar Alves também relembrou o apoio recebido de Antonio Carlos Rodrigues antes mesmo de assumir o mandato, ressaltando a destinação de R$ 2 milhões para a construção do campo de futebol da região do Bairro Vida Nova. Para o vereador, o investimento simboliza oportunidades para crianças e jovens e reforça o legado do deputado, que passa a integrar oficialmente a história de Barretos como cidadão honorário.
Antonio Carlos Rodrigues é advogado, empresário e atualmente deputado federal por São Paulo. Ao longo da carreira, atuou nos poderes Legislativo e Executivo, em diferentes esferas. Passou por órgãos como Metrô de São Paulo, Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos e Prefeitura de Guarulhos. Nessas funções, participou de ações como bilhetagem eletrônica e mobilidade urbana.
No Legislativo, foi vereador em São Paulo por quatro mandatos e presidente da Câmara. Também exerceu mandato de senador, integrando comissões como Constituição e Justiça e de Assuntos Econômicos. Em 2015 e 2016, comandou o Ministério dos Transportes no Governo Federal. Atualmente, coordena a Bancada Paulista e atua em comissões na Câmara dos Deputados.