2009-04-28 00:00:00
Autor: Clarissa Johara

Câmara aprova PL que institui Programa Interdisciplinar para prevenção ao vandalismo escolar

A Câmara Municipal de Barretos aprovou em segunda discussão e votação na sessão ordinária de segunda-feira, 27 de abril, o Projeto de Lei N.º 023/09, de autoria do Vereador Aparecido Donizete Alves Cipriano, que institui o Programa Interdisciplinar e de participação comunitária para a prevenção e combate ao vandalismo escolar e à violência física e psíquica contra alunos e educadores do município de Barretos. “A violência invadiu as escolas de uma maneira geral, principalmente da rede pública de ensino, que não podem rejeitar matrículas, com alunos rebeldes intimidando os educadores, a mesma forma, se expandem às gangues no meio estudantil, especialmente por motivos relacionados ao uso de drogas”. O Vereador Cipriano ressaltou que devido à sensação de impunidade muitos alunos têm agido de tal forma e quase sempre o professor fica a mercê dessas atitudes, sem que haja qualquer mecanismo que os proteja. “Em razão desta sensação de impunidade nossas escolas têm se tornado refém de alunos que se juntam formando até “gangues” com o intuito de depredar o patrimônio público e de intimidar alunos e os profissionais de educação”. Cipriano disse ainda que o objetivo da proposta é criar mecanismos para combater os crescentes problemas de violência física e psíquica contra os profissionais de educação, inclusive com ameaças e agressões físicas, bem como tornar as escolas local de crescimento e aprendizado.