2009-05-11 00:00:00
Autor: Larissa Faustinoni

Euripinho quer obtenção de CNH especial em Barretos

O Vereador Euripinho apresentou propositura solicitando ao Sr. Prefeito Municipal informar se há possibilidade de ser manter entendimentos com as auto-escolas da cidade, objetivando a adoção de medidas para tornar possível a obtenção de CNH Especial em Barretos. “A única diferença para obter a CNH Especial da carteira de habilitação normal é uma junta de médicos que examina a extensão da deficiência e desenvoltura do candidato. Providenciado os documentos necessários, o solicitante deve procurar uma clinica credenciada a realizar o exame médico psicotécnico para deficientes. De posse do resultado do exame médico, fazer matrícula em um Centro de Formação de Condutores CFC, capacitado a realizar exame teórico no DETRAN”, explicou. Já para realização do exame prático, comentou Euripinho é necessária a existência de uma auto-escola ou CFC que possua veículo adaptado para o tipo de deficiência constatada. “Atualmente residem na cidade milhares de portadores de deficiência, os quais para obtenção de suas CNH Especiais passam por vários constrangimentos, pois não há em Barretos, auto-escolas e clínicas credenciadas para este tipo de procedimento”, lamentou. Euripinho ressaltou que ‘a Carteira Nacional de Habilitação Especial pode ser adquirida por qualquer o candidato portador de algum tipo de limitação física, desde que não interfira na capacidade de dirigir e, sendo o veículo adaptado’. Na cidade de São Paulo, apenas no exercício 2007, aproximadamente 51 mil pessoas obtiveram a Carteira Nacional de Habilitação Especial.