2009-06-25 00:00:00
Autor: Larissa Faustinoni

Prof. Reginaldo apóia obrigatoriedade de profissionais de odontologia em UTI

O Vereador Prof. Reginaldo apresentou propositura solicitando que sejam enviados e-mails ao Presidente da Câmara dos Deputados e as lideranças partidárias, solicitando a valorosa intercessão e o imprescindível apoio na agilização da tramitação e aprovação do Projeto de Lei n.º 2.776/2008 de 13 de fevereiro de 2008, do Deputado Federal, Neilton Mulim, que estabelece a obrigatoriedade da presença de profissionais de odontologia nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). “Os pacientes internados em UTI, devem receber cuidados especiais e constantes, não só para tratar o problema que o levou à internação, mas também para cuidar dos demais órgãos e sistemas que podem sofrer alguma deterioração prejudicial para sua recuperação e prognóstico”, explicou. Segundo Prof. Reginaldo, os cuidados devem incluir o tratamento odontológico, com higiene bucal adequada, dada a inter relação entre doenças bucais e sistêmicas. “É raro encontrar um cirurgião dentista fazendo parte da equipe multiprofissional das UTIs, sendo que esse atendimento específico busca manter a higiene bucal e a saúde do sistema estomatognático do paciente durante sua internação, controlando o biofilme prevenindo e tratando a cárie, a doença periodontal, as infecções perimplantares, as estomatites e outros problemas bucais,” observou. Na opinião do Vereador, ‘o atendimento odontológico do paciente crítico também contribui na prevenção de infecções hospitalares principalmente as respiratórias, entre elas a pneumonia nosocomial, ou hospitalar, uma das principais infecções de pacientes de UTI favorecidas por microorganismos que proliferam na orofaringe’. Prof. Reginaldo também solicitou o encaminhamento de e-mails às demais Câmaras Municipais cadastradas na Secretaria do Legislativo barretense, para ciência e manifestação.