Barretos/SP, 04 de Outubro de 2024

Publicado em 11/05/2012 às 00:00 Luciana Gomes

Abaixo assinado por 11 vereadores foi protocolado na Câmara

A Associação de Defesa da Cidadania de Barretos colheu junto a população mais de cinco mil assinatura no abaixo assinado de apoio a continuação de 11 vagas na Câmara Municipal, para a próxima gestão. O documento foi protocolado na sexta-feira, dia 11, na Casa de Leis e chegou às mãos do presidente Juninho Leite. O problema é que a proposta de emenda a Lei Orgânica do Município que previa o número de 11 vereadores para a próxima legislatura já foi votado e rejeitado na sessão de segunda, dia 7 de maio. De autoria do presidente Juninho Leite, a proposta assinada também pelos vereadores André Rezeck, Paulo Correa e Guilherme Ávila, não obteve os 8 votos necessários para ser aprovada na sessão, a votação registrou 6 votos favoráveis e 5 contrários . O texto do abaixo assinado da Associação de Defesa da Cidadania requer "a fixação de onde (11) vereadores para as próximas legislatura, de conformidade com manifestação de cerca de 5.000 (cinco mil) munícipes eleitores em anexo", no entanto chegou à Câmara após o projeto votado. O presidente Juninho Leite ordenou que as assinaturas sejam encaminhadas a assessoria jurídica da Câmara e a Comissão de Justiça para análise de possíveis procedimentos legais. "É uma pena que as assinaturas tenham chegado só agora, pois na sessão mostramos a pesquisa de opinião realizada por empresa contratada pela Câmara que mostrava que mais de 80% da população quer 11 e não 17 vereadores no próximo mandato, mas não conseguimos os 8 votos necessários para a aprovação, o que provavelmente inviabiliza, inclusive, um projeto de iniciativa popular", conclui Juninho Leite. A proposta de emenda a Lei Orgânica que previa manutenção de 11 cadeiras para o próximo mandato foi rejeitada pelos vereadores Leandro Anastácio, Kiko Miziara, Francisco de Paula, Aldemar Antonio Juliano e Caio Monteiro de Barros. A favor da proposta votaram Juninho Leite, Paulo Correa, Guilherme Ávila, Aparecido Cipriano, Euripinho e Otávio Alves Garcia. Seguindo texto da Lei Orgânica do Município, a próxima legislatura de Barretos contará com 17 vereadores.