Barretos/SP, 10 de Outubro de 2024

Publicado em 18/06/2024 às 15:21 - Atualizado em 18/06/2024 às 16:12 Andre Souza

Alunos do SENAC visitam a Câmara de Barretos e participam de dinâmicas do programa Câmara na Escola

Entre os temas abordados estavam: os Três Poderes , o papel dos vereadores para a cidade e a importância do voto consciente

A Câmara de Barretos recebeu na manhã desta terça-feira(18/jun) a visita dos alunos de três turmas do curso de Apredizagem Profissional em Comércio de Bens, Serviço e Turismo do SENAC Barretos.

Eles estavam acompanhados dos professores Isabele e Tiago, que comandam a disciplina de "Relação entre trabalho e cidadania, considerando suas ações como instrumento de mudança e influência".

Durante a visitação, os estudantes conheceram os departamentos da Câmara e assistiram vídeos e apresentações do Projeto "Câmara na Escola", elaborados pelo setor de Comunicação da Casa.

Entre os temas abordados estavam: os Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), o papel dos vereadores para a cidade (elaboração de leis, fiscalização sobre o uso do dinheiro público, indicação de emendas e busca por recursos financeiros para a cidade) e a importância do voto consciente.

Os alunos também participaram de dinâmica prática que elegeu vereadores , criou discussões e votações simbólicas para ilustrar as atividades desempenhadas na Câmara, eventos com a possibilidade de participação popular e mostrou como as decisões do Legislativo podem afetar a vida dos cidadãos.

O 2º Secretário da Câmara, vereador Juninho Bandeira (PL) conversou com os estudantes sobre "o papel do vereador para a sociedade".

SOBRE A VISITA DE ESTUDANTES

A visitação de alunos na Câmara Municipal é uma das atividades que compõem o programa "A Câmara Municipal nas Escolas”, reinstituído pela  Lei Municipal 5.898, de 23 de abril de 2020, de autoria do vereador Carlos Henrique dos Santos “Carlão do Basquete” em atualização à Resolução nº 1414, de 13 de dezembro de 2005, de autoria da Mesa Diretora 2005-2006, sob a Presidência do vereador Luiz Carlos Anastácio “Paçoca” .

De acordo com a Lei,  entre os principais objetivos do programa estão a  divulgação  das atividades institucionais do Poder Legislativo, além da conscientização dos jovens sobre a importância da cidadania e o comprometimento com seus direitos e deveres. O texto determina que o programa seja realizado anualmente durante o período letivo.

Desde então, a Diretoria de Comunicação da Câmara está em processo de adequação, revisão e atualização dos conteúdos a serem apresentados aos alunos (slides, vídeos e atividades) para estabelecer a retomada do programa de forma integral, com agenda pré-estabelecida com as escolas municipais.

No dia 06 de junho de 2024, durante o evento Conexidades, realizado na cidade de São Sebastião/SP,  a Câmara de Barretos recebeu da Coordenadoria Estadual de Políticas para a Juventude a certificação “Câmara Parceira da Juventude”, em função do projeto “Câmara na Escola”.

A entrega do certificado foi feita pela Secretária Executiva da UVESP - União dos Vereadores do Estado de São Paulo, Silvia Mello, ao então Presidente do Conselho Municipal da Juventude de Barretos, Vitor Santiago.