Barretos/SP, 24 de Setembro de 2024

Publicado em 06/10/2009 às 00:00 Clarissa Johara

Aprovado projeto que inclui a disciplina "Cultura da Paz" no currículo das escolas municipais

Em sessão ordinária realizada na noite de ontem (06), a Câmara Municipal de Barretos aprovou o Projeto de Lei N.º 69/09, de autoria do Vereador Dr. Reginaldo da Silva, que dispõe sobre a inclusão da disciplina “Cultura da Paz”, no currículo das Escolas de Educação Básica da Rede Municipal de Ensino, como matéria obrigatória, a partir de 1º de janeiro de 2010. De acordo com o projeto, terá como objetivo primordial a construção de uma genuína cultura de aceitação da diversidade, de tolerância com as diferenças, de compreensão, compaixão e de solidariedade entre os seres humanos. Consta ainda, que o conteúdo programático da disciplina deverá ser organizado de modo a introduzir o estudo gradual e sistemático dos fatores intervenientes no processo de construção da paz, tais como o estudo das emoções e dos sentimentos, dos conflitos e das suas formas de solução. Segundo o vereador, a inclusão da referida disciplina tem sido feita, até agora, por uma decisão administrativa da Secretaria Municipal de Educação. “Entretanto, esta decisão pode se tornar muito mais estável e duradoura se adquirir o status de mandamento legal”, enfatizou. Dr. Reginaldo completou dizendo que nas escolas tradicionais, as crianças aprendem matemática, português, geografia, química, física, ou seja, o conhecimento científico sobre o mundo. “Porém, é de se espantar, mas ensina-se muito pouco ou quase nada sobre as emoções e os sentimentos que são, simplesmente, os principais elementos componentes dos conflitos psico-sociais prejudiciais à construção da paz”, finalizou.