Barretos/SP, 25 de Setembro de 2024

Publicado em 17/11/2009 às 00:00 Clarissa Johara

Aprovado projeto que proíbe o uso de celulares em sala de aula

Em sessão ordinária realizada na noite de ontem (16), a Câmara Municipal de Barretos aprovou o Projeto de Lei N.º 40/09, de autoria do vereador Olimpio Jorge Naben (Euripinho), que proíbe o uso de celulares em sala de aula na rede municipal de ensino do Município de Barretos. Segundo o vereador, cresce o número de alunos e alunas, que colocam em suas mochilas de material escolar a telefonia móvel. ?Essa nova tecnologia aparece não mais apenas como um meio de comunicação entre as pessoas, mas também como uma nova forma de escrita que são os torpedos. Quando o professor está escrevendo no quadro ou está distraído, alguns alunos aproveitam para enviar torpedos via celular para os colegas?, disse. Euripinho salientou ainda que muitas vezes o aparelho celular prejudica o aprendizado e a socialização face a face, desviando a atenção dos alunos e influenciando negativamente no rendimento escolar. De acordo com a proposta, será permitido o uso de telefone celular em horário de recreio, bem como o aparelho deverá ser desligado no término deste horário. Além disso, a desobediência ao contido na lei acarretará a adoção de medidas previstas em regimento escolar ou normas de convivência da unidade escolar. Entretanto, caberá à direção da unidade escolar adotar medidas que visem à conscientização dos alunos sobre a interferência do telefone celular nas práticas educativas, prejudicando seu aprendizado e sua socialização e garantir que os alunos tenham conhecimento da proibição.