Barretos/SP, 23 de Setembro de 2024

Publicado em 17/07/2009 às 00:00 Clarissa Johara

Arrecadação com tributo municipal sobe 6%, diz presidente da Câmara

A arrecadação da Prefeitura de Barretos com tributos municipais e taxas cresceu 6% até o mês de maio deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Até o final de maio, as receitas acumulavam R$ 14, 349 milhões, segundo dados da Consultoria Contábil da Câmara Municipal. No mesmo período comparado ao ano passado, o valor arrecadado com IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISS (Imposto sobre Serviços), ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), Imposto de Renda, Receitas de Contribuições e taxas municipais foi de R$ 13, 517 milhões. O imposto municipal cuja arrecadação mais cresceu foi o IPTU. A alta foi de 17%. O ISS, em segundo lugar, rendeu 7% a mais neste ano para a prefeitura. Os dois tributos renderam à administração R$ 11, 767 milhões nestes cinco meses. Até maio do ano passado, o valor era de R$ 10,272 milhões. As receitas do município também aumentaram, conforme o levantamento, até maio de 2008 o total arrecadado foi de R$ 64.082 milhões, passando para R$ 68.815 milhões nesse ano, aumento de 7,4%. Em termos absolutos, a receita que mais aumentou foi a Receita Patrimonial. O imposto arrecadou R$ 84 mil no ano passado ante R$ 179 mil em 2009 (aumento de 112,9%). Em contrapartida, a receita que teve a variação menor foi o FPM (Fundo de Participação dos Municípios). O tributo caiu 7%. O ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias), em segundo lugar, diminuiu 4% neste ano para a Administração. Para o presidente da Câmara, cabe ao vereador acompanhar a evolução financeira da Prefeitura. “Apesar da crise, os tributos municipais arrecadados pela prefeitura aumentaram em Barretos”, finalizou.