Barretos/SP, 06 de Outubro de 2024

Publicado em 14/04/2015 às 23:10 Andre Souza e Rafael Lucas

Audiência Pública discute recursos hídricos, preservação das nascentes e abastecimento de água

Discussão foi proposta pelo vereador Paulo Henrique Correa (PR), em resposta à crise hídrica que se instalou em várias cidades do País após intenso período de estiagem

Aconteceu na noite desta terça-feira, 14, no Plenário da Câmara, a Audiência Pública para discutir sobre o uso racional da água, conservação e preservação das nascentes, bem como a garantia do pleno fornecimento de água à população. O tema foi proposto pelo vereador Paulo Henrique Correa (PR), por meio do Requerimento nº 378/2015.

De acordo com texto do documento, Barretos foi uma das cidades afetadas pelo intenso período de estiagem em 2014, o que ocasionou a redução no nível do ribeirão Pitangueiras -  a principal fonte de abasteciemento de água do muncípio. Com isso, existe necessidade de discutir e adotar medidas de curto a longo prazo para assegurar o uso racional e consciente dos recursos hídricos [ ..] bem como a proteção efetiva das nascentes.

Participaram da reunião o Consultor em Recursos Hídricos e Auditor Ambiental, Luiz Antônio Batista da Rocha, o Engenheiro do DAAE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) de Barretos, Cláudio Daher Garcia, o Superintendente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Barretos, Silvio de Brito Ávila, o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Marco Antônio Carvalho e o ex-Secretário da mesma pasta, João Amadeu Giacheto.

A Audiência´, que teve transmissão ao vivo pela TV Câmara Barretos - canal digital 64.1 e site,  foi conduzida pelo presidente da Casa, André Luiz Rezek (PMDB), e contou com a presença dos vereadores Dr. Almir Neves (PSD), Cláudio da Santa Casa (PPS), Paula Lemos (PC do B) e Thiago Chiesa (PSDB). O vereador Paulo Correa (PR), que está de licença por 15 dias por motivo de doença, participou da discussão por meio de um vídeo com perguntas aos convidados presentes.

ASSISTA AQUI AO VÍDEO COMPLETO DA AUDIÊNCIA

II   PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO

O Regimento Interno da Câmara (Resolução nº 295/1991), que regulamenta e disciplina os atos administrativos e legislativos, estabelece a realização da audiência pública com objetivo de possibilitar que temas de grande interesse sejam discutidos abertamente com a população, que pode se manifestar com perguntas, opiniões e propostas durante os debates.