Barretos/SP, 04 de Outubro de 2024

Publicado em 12/12/2012 às 00:00 Luciana Gomes

Audiência Pública discutiu problemas estruturais nos apartamentos do Luiz Spina

Aconteceu na terça, 11, na Câmara Municipal de Barretos a audiência pública para discussão dos problemas que estão aparecendo nos prédios e nos 960 apartamentos construídos no programa Minha Casa Minha Vida no bairro Luiz Spina. A audiência aconteceu graças a um requerimento liderado pelo vereador André Rezeck e assinado por vários outros vereadores. A galeria da Câmara recebeu moradores dos prédios do bairro, muitos deles síndicos representando grupo de proprietários. Com a presença dos vereadores Paulo Correa, Euripinho, André Rezeck, Otávio Alves Garcia, sob presidência de Juninho Leite, a audiência contou ainda com os vereadores eleitos Paula Lemos, Claudionor Ricci, Adilson Ventura de Mello e Thales Olive de Almeida. Na mesa, estiveram presentes o engenheiro João Carlos Mancini, representando a construtora dos apartamentos, Phercon Construtora; Tarcísio Scannavino, diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Saae; André Rebor, diretor de habitação do município e o presidente Juninho Leite. A cadeira reservada para o representante da Caixa Econômica Federal permaneceu vazia na mesa, em forma de protesto ao não comparecimento de ninguém da entidade financeira. Depois da exibição de uma matéria em vídeo, produzida pela TV Câmara, que ilustrou alguns dos problemas estruturais registrados nos apartamentos, o engenheiro João Carlos Mancini, da Phercon, explicou que problemas como rachaduras e fissuras são comuns em estruturas como as dos prédios do bairro Luiz Spina, principalmente nos primeiros e últimos andares. Já o diretor de habitação André Rebor disse que por várias vezes foi além de suas funções, que se resumem no cadastramento e seleção das famílias contempladas com o direito a um apartamento pelo programa, quando teve que atender famílias que estão morando em prédios que apresentam visíveis problemas de estrutura. Já o diretor do Saae, Tarcísio Sacannavino, explicou que muitas das discrepâncias de valores de contas de água que estão acontecendo nos condomínios são em decorrência de vazamentos não identificados nos prédios, às vezes provocados pelos problemas estruturais. O vereadores lamentaram a ausência da Caixa Econômica. "Mostra um total desrespeito aos moradores e à própria Câmara", comentou Paulo Correa. "Infelizmente não poderemos obter as respostas às muitas perguntas que teríamos a fazer a Caixa", disse André Rezeck. Após muitas reclamações dos moradores e exposição de outros vários problemas do bairro, além dos estruturais, a audiência pública, que durou quase cinco horas, teve o seguinte saldo: Reunião marcada com a empresa fornecedora de gás, para sanar os problemas de excesso de pressão nas mangueiras de fornecimento; formação de uma comissão de vereadores para visita aos diretores da empresa Phercon, na busca por soluções definitivas para os problemas apresentados; a Câmara vai analisar no próximo ano um laudo técnico de um engenheiro contratado para este fim, podendo apontar se houve e quais foram os problemas no planejamento e execução da obra; os vereadores vão entrar em contato oficialmente com a Caixa Econômica Federal para reivindicar que a mesma dê o suporte social necessário aos moradores, ajudando-os a entender a cultura da convivência em condomínios e a forma de reivindicação de seus direitos. O vereador André Luiz Rezeck considerou o resultado final da audiência positivo, "sabemos que não existem soluções mágicas, de um dia para o outro, pois os problemas dos moradores do Luiz Spina são muitos e muito sérios, mas estamos atentos ao fato de que a cobrança provoca uma mudança de postura, como a que foi notada por parte da construtora, que hoje nos ouve mais e se mostra mais disposta a resolver essas questões", concluiu.