Barretos/SP, 02 de Abril de 2025

Publicado em 13/03/2025 às 00:01 - Atualizado em 13/03/2025 às 11:23 Andre Souza

Audiência Pública na Câmara discutiu a realidade e o futuro da Cultura na Estância Turística de Barretos

Reunião trouxe à tona situação de degradação do Recinto Paulo de Lima Correa; Ativistas também enalteceram a importância de incentivar a chamada cultura de periferia, como o hip-hop e o rap.

Imprimir

A Câmara de Barretos realizou na noite de quarta-feira (12/março),  Audiência Pública (aberta à participação popular) para debater sobre a realidade e o futuro da Cultura na Estância Turística de Barretos.

O tema foi proposto pelo vereador Dr. Rodrigo Malaman (PP), por meio do Requerimento nº 102/2025.

A Audiência Pública tem como finalidade dar publicidade e ampliar o debate sobre determinado tema, ouvindo a população e colhendo as opiniões e sugestões dos cidadãos, das entidades, das autoridades, dos líderes comunitários  e das associações de interesse público.

Foram definidos como debatedores: o Secretário Municipal de Cultura, Bruno Bernar; a historiadora e Presidente da ALAB - Academia de Letras e Artes de Barretos, Elisete Greve Tedesco; o ativista cultural, José Geraldo Rezende; a ex-Secretária Municipal de Cultura, Juçara Carbonaro Guerreiro; e o arquiteto e urbanista, Yara Barrão.

Também participaram dos debates: o represetante do Instituto João Falcão, Osmildo Andrade; a ex-vereadora e ex-Presidente da ALAB, Marlene Fachin de Souza Rocha; a atriz e membro da ABC -  Academia Barretense de Cultura, Cacilda Merenda; a representante da Associação Ponto de Cultura, Débis; o representante da ACDU, Carlos Vinícius; o músico, Lucas Vinícius; Caique Maciel Arruda "Maestro do Caos"; Ricardo Ramos da Silva; Douglas Caetano; o representante da Batalha de Rima, Guilherme; e o representante da APPP - Associação de Participação Popular na Política, Celso Branício.

Os principais  temas debatidos foram: a legislação que trata da Cultura nas esferas da União, do Estado e do Município; a situação de degradação dos equipamentos de cultura, como as estruturas do Recinto Paulo de Lima Correa, do Museu e do Cine Barretos; a situação de endividamento do Município, que impede grandes reformas; a necessidade de reativação do Conselho Municipal de Cultura; e a necessidade de apresentação de projetos culturais para que não se devolva dinheiro nos editais de liberação via leis federais de incentivo à cultura.

O destaque ficou por conta do momento de fala da historiadora Elisete Tedesco, que demonstrou vários projetos que poderiam ser desenvolvidos no Recinto Paulo de Lima Correa como forma de preservação e de valorização da história e da cultura no local, além da fomentação da economia criativa e do turismo.

Vários ativistas também enalteceram a importância de incentivar a chamada cultura de periferia, como o hip-hop e o rap.

A Audiência foi conduzida pelo vereador Dr. Rodrigo Malaman (PP) e contou com a presença do vereador Bodão da Construção (PODE) e dos assessores de vereadores, Leandro (Japonês das Caçambas) e Paulo Henrique de Souza (Marcos Mariano).

O público também enviou comentários por meio das redes sociais da Câmara.


 

A Audiência Pública foi transmitida ao vivo pela TV Câmara no canal 31.3, Facebook e Youtube e será reprisada na grade de programação da emissora. 

 

 ASSISTIR AO VÍDEO COMPLETO

 USE O LEGIS VÍDEOS PARA CORTAR TRECHOS DA SESSÃO 

 VEJA FOTOS NO FIM DA PÁGINA