Barretos/SP, 27 de Setembro de 2024

Publicado em 05/03/2010 às 00:00 Clarissa Johara

Autoridades políticas se reúnem para debater sobre a implantação dos projetos Cultura da Paz nas Escolas e Inclusão Digital

Considerando a enorme importância da implantação dos projetos Inclusão Digital nas Escolas e Educação para Paz nas Escolas em todos os municípios da 13ª Região Administrativa do Estado de São Paulo, a deputada federal Luciana Costa (PR/SP), apoio sugestão apresentada pelo vereador Dr. Reginaldo da Silva (PR/SP), realizou na noite da última quinta-feira (04), na Câmara Municipal, uma reunião com Prefeitos e Secretários Municipais de Educação dos 19 municípios da região. Também participaram do evento deputados federais e autoridades que apóiam os projetos, bem como o professor João Roberto de Araújo, mentor principal do Projeto Educação para a Paz nas Escolas. A deputada apresentou emenda parlamentar ao Orçamento da União Federal, no Ministério da Educação, no valor aproximado de R$ 2 milhões de reais para financiar, com recursos federais, a implantação de um laboratório de informática, com notebooks para todas as escolas municipais de ensino fundamental que ainda não disponham desses equipamentos, bem como o projeto Educação para a Paz nas Escolas, com a distribuição de material didático e capacitação de professores para implantar a disciplina “Cultura de Paz” no 1º ano do Ensino Fundamental em todas as Escolas da Rede Pública Municipal. "Este projeto tem a importância de levar para os alunos do ensino fundamental o que é a paz e, principalmente, ensinando o respeito pelas pessoas. Além disso, com a implantação deste projeto serão evitados ários males que são grandes transornos para a sociedade", destacou a deputada Luciana Costa. Na oportunidade, Dr. Reginaldo agradeceu a presença de todos e o apoio que tem dado ao desenvolvimento desses projetos. “A educação tem sido levada muito a sério nesta gestão. É muito importante a influência da educação no desenvolvimento de um país. A paz tem que ser construída, tem que ser ensinada. Quero ressaltar que os dois projetos são de grande alcance social e cultural e contemplam toda a região”. Em seu discurso, o professor Araújo salientou que a deputada Luciana traz essa iniciativa importante para a cidade de Barretos e região. “Hoje eu quero registrar a gratidão pela iniciativa do apoio que vem de tantas lideranças, focando esses municípios da região de Barretos. Educar para a paz é algo fundamental para nós todos. A escola precisa ensinar a paz ano a ano, como se ensina matemática ou português. O ser humano não nasce violento, ele aprende a violência na sua história de vida. A questão é saber lidar com o conflito usando serenidade ao invés de violência”, argumentou. O prefeito Emanoel Carvalho ressaltou que é de suma importância que os deputados comecem a colocar verbas para a educação. “Nós precisamos desde cedo cultuar a questão da paz. A cultura da paz tem uma necessidade de começar agora, para que a gente possa colher os frutos daqui a 10/15 anos”, disse. Para o deputado federal Givaldo Carimbão (PR-AL), o Brasil e o mundo precisam despertar para as coisas novas. “O que está acontecendo aqui hoje é o início de um dialogo e o começo de uma grande mudança. O Brasil está despertando a cultura da paz.”, opinou. Já o deputado federal Neilton Mulim (PR/RJ) destacou a atuação da deputada republicana. “Tenho acompanhado o trabalho da Luciana Costa na Câmara Federal, é uma parlamentar atuante, que tem legislado e, sobretudo, tem representado as aspirações populares. Ela tem buscado junto aos Ministérios benefícios para a sua cidade, bem como tem elencado boa parte de suas emendas individuais também para a região. Portanto, é uma honra poder estar aqui. Parabéns pela grande iniciativa Luciana”, enfatizou. Durante suas explanações, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Correa (PR/SP), enfatizou que a educação é a ferramenta para uma mudança na sociedade. “É muito importante focar no desenvolvimento da cultura de paz e não violência para professores e alunos do ensino fundamental. Por isso, quero parabenizar a deputada Luciana Costa, o professor Dr. Reginaldo e todos os engajados nessa proposta que tem como objetivo promover a cultura de paz e de respeito à diversidade humana. A escola e seus profissionais são grandes aliadas na edificação de uma sociedade mais pacífica”, complementou.