Barretos/SP, 01 de Abril de 2025

Publicado em 19/03/2025 às 22:51 - Atualizado em 20/03/2025 às 09:32 Andre Souza

Bailarina Joyce Camassuti, criadora do Sapatira, recebe Título de Cidadã Honorária de Barretos

Homenagem foi proposta pelo vereador Prof. Adilson (MDB)

Imprimir

A atriz, bailarina e psicopedagoga, Joice Ofélia Camassuti "Joyce Camassuti", recebeu o Título de Cidadã Honorária da Estância Turística de Barretos em Sessão Solene realizada na noite de quarta-feira (19 de março), na Câmara.

A homenagem foi proposta pelo vereador Prof. Adilson (MDB),  por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 01/2025aprovado por todos os vereadores. 

Além do vereador proponente, também fizeram parte da Mesa de Autoridades: o Secretário Municipal de Cultura, Bruno Bernar da Silva (representando o Prefeito Odair Silva); a professora de ballet clássico do CEMART - Centro Municipal de Artes, Carolina Ribeiro; a professora do CEMART, Wanderly Borges; a amiga Ana Carolina da Silva; e o aluno de poesia do CEMART, José Carlos de Jesus Neto.

Também estiveram presentes: a assessora da Casa Transitória André Luiz, Vênera Aparecida Menezes Longo; o locutor e comentarista da LBF - Liga Barretense de Futebol, Bruno Rocha; a assessora parlamentar, Ana Cláudia Novaes de Souza, além de familiares, amigos, colegas de trabalho e alunos da homenageada.

Amigos e familiares que não puderam estar presentes em Barretos enviaram depoimentos em vídeos, que foram exibidos no telão.

O aluno do CEMART, José Carlos Jesus Neto, usou a tribuna para declamar a poesia autoral, " Ofélia, em movimento e prosa". O Secretário Municipal de Cultura, Bruno Bernar, em nome dos servidores da pasta, presenteou Joyce com um buquê de flores. Já os colaboradores do CEMART entregaram uma cesta de café da manhã à homenageada.

A solenidade teve transmissão ao vivo  pela TV Câmara no canal 31.3, Facebook e Youtube.

 


 

 CLIQUE E ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO DA SESSÃO SOLENE 

 

 USE O LEGIS VÍDEOS PARA BAIXAR E CORTAR TRECHOS DA SESSÃO 

 

 VEJA FOTOS NO FIM DA PÁGINA

 

 

A HOMENAGEADA

Joice Ofélia Camassuti "Joyce Camassutti" tem 44 anos e nasceu na cidade de Ribeirão Preto/SP.  É formada em Teatro, pelo Teatro Escola Macunaíma (SP) e em Dança, pelo Studium Carla Petroni.

Começou a dançar aos 2 anos por recomendação médica. Aos 14 anos, tornou-se professora de dança em projetos sociais.  Aos 29 anos, foi proprietária do Espaço Ophelia Camassutti, na cidade de Ribeirão Preto/SP, uma escola de formação artística que oferecia aulas de dança,teatro e música para crianças, jovens e adultos.

Foi diretora da Cia Ophelia Camassutti, premiada em diversos festivais de dança e teatro,incluindo dois prêmios internacionais no Barcelona Dance Awards, realizado na Espanha(2015). Também em 2015, venceu o concurso "A GORDINHA MAIS LEVE DO BRASIL", no programa Legendários, com o apresentador Marcos Mion, na TV Record.

Veio para Barretos em 2019, após aprovação em concurso público, para trabalhar no CEMART- Centro Municipal de Artes, como professora de sapateado. Atualmente, trabalha também com dança livre, jazz e teatro musical para crianças, jovens e adultos.

Inspirada pela cultura caipira da cidade,criou o movimento "SAPATIRA", grupo formado por mulheres sapateadoras que uniram a técnica do sapateado americano, da Catira e a música sertaneja, criando um novo estilo de dança.