Barretos/SP, 30 de Setembro de 2024

Publicado em 07/04/2011 às 00:00 Roberto José Minuncio

Barretense que recebeu carta-renúncia de Jânio Quadros no senado é homenageado pelo vereador Reginaldo da Silva

O vereador Reginaldo da Silva, durante o grande expediente da sessão ordinária de segunda-feira, dia 4, fez um longo discurso para homenagear o senador Auro Soares de Moura Andrade, que nasceu em Barretos, em 19 de setembro de 1915 e morreu em 29 de maio de 1982, em São Paulo. Em sua explanação, falou da sobre a trajetória deste barretense que participou da revolução de 1932, formou-se posteriormente advogado e se tornou deputado estadual (1947), deputado federal (1950) e em 1954 foi eleito senador, assumindo a presidência do senado onde permaneceu por sete anos. De acordo com o vereador Reginaldo da Silva, um dos momentos mais importantes da história do Brasil, foi vivido pelo barretense Auro Soares de Moura Andrade, quando recebeu a carta-renúncia do presidente Jânio Quadros, fazendo com que a vacância do cargo presidencial, fosse declarada e logo após, com a modificação para o regime parlamentarista possibilitou a posse do vice-presidente João Goulart. Ainda em sua trajetória política, recusou-se a ser primeiro-ministro na época do presidente João Goulart, disputou as eleições para o governo de São Paulo em 1958, mas foi derrotado e em 1962 reelegeu-se senador por São Paulo, com mais de 1 milhão de votos. Ainda atuou como Embaixador do Brasil na Espanha e presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado de São Paulo até 1982. “Realmente, o senador Auro Andrade foi um barretense que fez muito por todo o nosso país e a sua trajetória passou em branco ao longo destes anos, merecendo esta justa lembrança na Câmara Municipal de Barretos”, afirmou Dr. Reginaldo. O vereador destacou ainda que sempre ouviu falar da importância da atuação do senador Auro Andrade, mas através desta pesquisa mais profunda foi possível constatar a sua importância em todo o cenário nacional.