Barretos/SP, 23 de Setembro de 2024

Publicado em 14/08/2009 às 00:00 Larissa Faustinoni

Barretos precisa de implantação de serviço de verificação de óbitos, diz Dr. Munir Daher

O Vereador Dr. Munir Daher apresentou propositura solicitando ao Dr. Luiz Carlos Lorenzi, Diretor do DIR – IX, providências junto aos setores competentes, visando a implantação de um Serviço de Verificação de Óbitos - SVO, em Barretos. Conforme explicou Dr. Munir Daher, o serviço tem por finalidade a determinação da realidade da morte, bem como a sua causa, desde que natural e não sob suspeita de violência, nos casos de óbitos ocorridos sem assistência médica ou com assistência médica, mas em que este sobreveio por moléstia mal definida. “O SVO é uma instituição responsável pela vigilância de enfermidades de notificação compulsória e coleta oficial de dados epidemiológicos, que permitem avaliações de riscos epidemiológicos de enfermidades”, esclareceu. Dr. Munir Daher ressaltou sobre a importância deste serviço, principalmente para a definição e implementação de políticas de saúde e fidelidade estatística do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM). “A elucidação rápida da causa de morte em eventos relacionados a doenças transmissíveis, em especial aqueles sob investigação epidemiológica, visa programar medidas oportunas de vigilância e controle de doenças, e, garantir à população acesso a serviços especializados de verificação da causa mortis decorrente de causa natural, com agilidade na liberação da Declaração de óbito”, declarou. Na opinião do Dr. Munir Daher, ‘a atividade de verificação e esclarecimento da causa mortis tem importância estratégica para o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica e, contribui para detectar as emergências epidemiológicas, o diagnóstico de casos isolados ou surtos de doenças emergentes e reemergentes, ou agravos inusitados, bem como na orientação da tomada de decisão para o controle de doenças no curto prazo, complementar outras ações, contribuir para o aprimoramento da qualidade da informação de mortalidade, sendo essencial também para subsidiar o monitoramento de políticas de médio e longo prazos’. Dr. Munir Daher completou enfatizando que Barretos, por ser sede da 13ª Região Administrativa do Estado de São Paulo, faz jus a implantação de um Serviço de Verificação de Óbitos – SVO. O Vereador pediu ainda que fosse encaminhado cópia da presente propositura ao Dr. Emanoel Mariano Carvalho, Prefeito Municipal, solicitando-lhe sua valorosa intercessão junto a outras esferas de Governo, objetivando a rápida e necessária conquista desse imprescindível órgão para Barretos e região. O Serviço de Verificação de Óbitos do Interior- SVOI criado através da Lei 5452 de 22 de dezembro de 1986. Os recursos materiais do Serviço de Verificação de Óbitos do Interior provem do Estado através de verbas destinadas à Universidade de São Paulo para, fundamentalmente realizar a prestação de Serviços à Comunidade embora estenda suas funções ao apoio e à pesquisa, através de estudos e fornecimento de material anátomo-patológico aos docentes e demais integrantes do Departamento de Patologia da FMRP.