Barretos/SP, 23 de Setembro de 2024

Publicado em 13/08/2009 às 00:00 Larissa Faustinoni

Barretos precisa ter uma Secretaria Municipal da Mulher, diz Miltinho Neves

O Vereador Miltinho Neves apresentou propositura solicitando ao Chefe do Executivo, providências no sentido de se criar uma Secretaria Municipal da Mulher. Segundo Miltinho Neves, esta Secretaria visa propor, coordenar e acompanhar as políticas públicas pela ótica de gênero, estimulando, apoiando e desenvolvendo diagnósticos sobre a situação da Mulher no Município. “Esta Secretaria iria formular política de interesse específico da mulher, de forma articulada com outras Secretarias, elaborando e divulgando, por meios diversos, material sobre a situação econômica, social, política e cultural da mulher, seus direitos e garantias, assim como difundir textos de natureza educativa e denunciar prática, atos ou meios que, direta ou indiretamente, incentivem ou revelem a discriminação da mulher ou, ainda, restrinjam seu papel social”, explicou. Entre várias outras atribuições desta Secretaria, enfatizou Miltinho, estaria propor a celebração de convênios nas áreas que dizem respeito a políticas específicas de interesse da mulher, bem como elaborar e coordenar planos, programas e projetos relativos à questão da mulher no âmbito do Município, dentro da proposta orçamentária da Secretaria. “É uma maneira de criar instrumentos que permitam a organização e a mobilização feminina, oferecendo apoio aos movimentos organizados da Mulher no âmbito municipal, como, por exemplo, a criação de um programa permanente de formação e/ou conscientização, promovendo cursos, congressos, seminários e eventos correlatos que contribuam para compreensão e conhecimento da população, referentes aos direitos da mulher. A criação de uma Secretaria da Mulher será um marco na história de Barretos, notabilizando o município no cenário político nacional”, observou.