Barretos/SP, 23 de Setembro de 2024

Publicado em 12/08/2009 às 00:00 Larissa Faustinoni

Caio Monteiro quer informações sobre prevenção da Gripe A durante a Festa do Peão

Atento e preocupado em relação à disseminação da Gripe A durante a realização da Festa do Peão de Barretos, o Vereador Caio Monteiro de Barros apresentou propositura pedindo o encaminhamento de ofício ao Ministério Público, OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) e Ministério da Saúde, solicitando-lhes que se manifestem por escrito a respeito da segurança na Festa do Peão de Boiadeiro, quanto à disseminação da Gripe H1N1. Caio Monteiro perguntou ainda quais as medidas devem ser adotadas durante a realização do evento. “É preciso saber se as medidas da organização do evento, tais como: recipientes de álcool e painéis com instruções sobre como prevenir a doença serão instalados em toda a área da festa, dois ambulatórios do Parque do Peão, com médicos e enfermeiros e UBS (Unidade Básica de Saúde) disponibilizada pela Prefeitura, para atender exclusivamente casos suspeitos da nova gripe, além de Policiais militares, bombeiros e profissionais do Samu, serão treinados para orientar as pessoas com suspeitas da gripe suína”, questionou. O Vereador Caio Monteiro comentou ainda sobre várias medidas adotadas por outra cidades e países. “A Feira Agrocomercial e Industrial da Região de Araraquara - FACIRA, que começaria no último dia 11, foi adiada para o dia 15 de novembro. O Ministro da Saúde do Irã proibiu qualquer peregrinação a Meca, no período de 22 de agosto a 19 de setembro, período do Ramadan, para evitar a disseminação da gripe suína”, observou. Para Caio Monteiro, por se tratar de uma Final Mundial de Rodeio recebendo pessoas de países como: México, Argentina e Estados Unidos, além de outros Estados críticos da Federação, como: Rio Grande do Sul, é preciso dobrar a atenção e a segurança durante o período da festa. “As atividades infantis são comuns no Parque do Peão e, é preciso enfatizar que em crianças o contágio se dá até em 14 dias. Infelizmente o número de mortes é grande no mundo todo e esta gripe vem crescendo assustadoramente pelo nosso país. Não dá para ficarmos parados esperando a manifestação desta doença em nossa cidade. Providências devem ser tomadas para continuarmos sem ocorrência de gripe suína e, principalmente para evitar uma pandemia em nossa cidade após a realização da Festa do Peão”, declarou.