Barretos/SP, 09 de Outubro de 2024

Publicado em 15/03/2023 às 18:00 - Atualizado em 15/03/2023 às 18:26 Andre Souza

Câmara agenda Audiência Pública para debater questões ligadas à causa animal

Vereador Carlão do Basquete (PSD) propõe debate sobre abandono e maus tratos aos animais; Dr. Rodrigo Malaman (PSDB) quer discutir políticas públicas municipais de cuidados com os animais

A Câmara de Barretos realiza no dia 29 de março (quarta-feira), às 19h, a Audiência Pública (aberta à participação da comunidade) para debater questões ligadas à causa animal.

O vereador Carlão do Basquete (PSD), por meio do Requerimento nº 1883/2022, propõe debate sobre o abandono e os maus tratos aos animais em Barretos.

Já o vereador Dr. Rodrigo Malaman (PSDB), por meio do  Requerimento nº 205/2023, quer discutir políticas públicas municipais de cuidados com os animais.

Nos Requerimentos, os vereadores explicam que Barretos enfrenta muitos problemas de abandono, maus-tratos e alta população de animais que necessitam de castração, além da superlotação na única entidade filantrópica de Barretos que recebe verba pública  para acolher e cuidar de animaisCitam ainda que a cidade carece de um hospital veterinário que atenda de forma mais ampla as necessidades da população animal.

Os vereadores lembram também que "apesar dos esforços para reduzir o problema, como a Lei Municipal nº 5000, de 1º de setembro de 2014 e alterações, que institui o Programa Amigo Bicho de Proteção Animal, ainda é grande o número de animais abandonados nas vias públicas da cidade ou que estão sofrendo maus tratos nas mãos de tutores irresponsáveis".

Para debater o tema, foram convidados as cuidadoras voluntárias de animais, Rosário Noris Herrera Tristan Sarti (representante do Lar Temporário "Berçário Anjos de Quatro Patas";  Patricia Iletisky Garcia Ferreira (Patty da Causa Animal),  Daniela Batista da Silva; Marcelita Delarcos Simiano; Donizete Paulo Guedes;  os Médicos Veterinários, Lúcio Mauro Orlandini,  Giancarlo Martinenezzi e Edgar das Chagas Cataldo; e o representante da ABA (Amigos Barretenses dos Animais), Eduardo Croys Felthes.

Pelo setor público, foram convidados o Coordenador da Vigilância Sanitária, Flávio Julio do Nascimento; a Coordenadora do Centro Veterinário, Stella Maria de Paula; representantes da Promotoria Pública, Defensoria Pública e Polícias Civil, Militar e Ambiental; o Secretário Municipal de Saúde, Mussa Calil Neto; o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Falleiros de Almeida Filho; a Secretária Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Vitória de Lourdes Toledo Saretta de Oliveira; os Coordenadores dos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) de Barretos; e a Prefeita, Paula Lemos.

COMO PARTICIPAR ?

Todos os representantes de classes, associações de bairros, profissionais de imprensa e cidadãos interessados estão convidados a participar das discussões de forma presencial (na Câmara Municipal) ou pelas redes sociais (Facebook e Youtube) durante a transmissão da Audiência.

ONDE ASSISTIR ?

TV Câmara transmite a Audiência Pública ao vivo pelo canal 31.3, Facebook e Youtube a partir das 18:50. Conheça abaixo os canais oficiais da Câmara Municipal:

SERVIÇO

Tema da Audiência Pública:  Abandono e os maus tratos aos animais e Políticas Públicas municipais de cuidados com os animais.

Dia: 29 de março (quarta-feira)

Hora: 19h

Local: Câmara Municipal (Rua 16, 730 - Centro)

Onde assistir? TV Câmara Barretos (canal 31.3), Facebook e Youtube