Barretos/SP, 02 de Outubro de 2024

Publicado em 18/10/2011 às 00:00 Luciana Gomes

Câmara aprova incentivo ao North Shopping Barretos

Na sessão de segunda, dia 17, foi aprovado por maioria absoluta o projeto do prefeito municipal que prevê incentivos, através de isenção de IPTU, ao Grupo North Empreendimentos, responsável pela implantação do North Shopping Barretos, inaugurado em dezembro do ano passado. O projeto foi o primeiro realizado com base no PROINDEB, o Programa de Incentivos para o Desenvolvimento das Atividades Econômicas no Município de Barretos. Em vigor desde 2007, o PROINDEB prevê incentivos a empresas que desejem investir na cidade de Barretos, gerando empregos e oportunidade de novos negócios, mas o programa não havia sido utilizado por nenhuma empresa até então. Segundo o vereador Reginaldo Silva, a lei é “pouco divulgada e o processo para conseguir os benefícios ainda é excessivamente burocrático, o projeto do North Shopping apenas comprovou isso e mostrou que é preciso haver mudanças para que o programa se torne mais acessível e prático, fomentando o desenvolvimento de novas empresas e trazendo novos negócios para nossa cidade”, completou. O projeto que beneficiou o North Shopping Barretos foi aprovado por maioria, contra apenas o voto do vereador Kiko Miziara. Em sua justificativa de voto o vereador André Rezek pediu que seus colegas assumissem o compromisso de rever o texto da lei que institui o PROINDEB, tornando-a mais simples e excluindo a necessidade de que todos os processos que concedem benefícios a empresas sejam, obrigatoriamente, votados pela Câmara Municipal. “Se a lei existe para facilitar a instalação de novas empresas, ela tem que ser mais simples. Não vejo a necessidade de tudo ter que passar pela Câmara, pois vejo o risco de que essas negociações tornem-se moeda política. Por isso sugiro mudanças imediatas no texto do PROINDEB”, disse André Rezek. Para o presidente da Câmara, Juninho Leite, a aprovação do benefício para o Shopping é uma vitória para Barretos. “O Grupo North vem investindo pesado em nossa cidade, hoje temos orgulho de contar com um shopping de qualidade, bonito, confortável e que está trazendo para Barretos grandes marcas, além de gerar mais de mil empregos atualmente, nem tendo completado os 100% de ocupação. E queremos mais, queremos que outras empresas que tem direito a usar os benefícios concedidos pelo PROINDEB possam fazê-lo imediatamente, pois assim vão gerar outros novos empregos e trazer ainda mais desenvolvimento para nossa cidade. Todo mundo ganha!” afirmou Juninho Leite.