Barretos/SP, 23 de Setembro de 2024

Publicado em 16/06/2009 às 00:00 Clarissa Johara

Câmara aprova PL que cria o Sistema de Desenvolvimento do Desporto e Lazer

A Câmara Municipal de Barretos aprovou na sessão ordinária de segunda-feira, 15 de junho, o Projeto de Lei N.º 049/09, de autoria do vereador Dr. Reginaldo da Silva, que cria o Sistema Municipal de Desenvolvimento do Desporto e Lazer e dá outras providências. "Como é sobejamente sabido, a prática do desporto e do lazer constitui uma verdadeira necessidade para aprimorar a qualidade de vida dos seres humanos de qualquer idade, em todas as fases da vida. E, mais do que isso, constitui mesmo, fator fundamental para aumentar a tão sonhada longevidade com qualidade de vida. Por outro lado, apesar dos ingentes esforços do poder público e de muitos abnegados do desporto e lazer, é, de fato, muito triste a realidade atual em nosso Município nessa área". Segundo o vereador, em Barretos, atualmente, inexiste um Sistema Municipal de Desporto e Lazer, formalizado e integrado. Consequentemente inexiste, também, uma política de desenvolvimento do esporte e do lazer concatenada e consistente, além de um sistema de Planejamento de médio e longo prazo para as dimensões, com estabelecimento de diretrizes, objetivos e metas. "Portanto, o Município sente a ausência de diretrizes, objetivos e metas a atingir, ocasionando, com isso, a letargia própria daqueles que não têm rumo a seguir". Dr. Reginaldo ressaltou ainda que o desporto em Barretos tem sobrevivido graças a iniciativas heróicas, mas isoladas, tanto do poder público como de entidades privadas e da população em geral. "Assim sendo, o que se propõe é um projeto de Lei Municipal que institua normas gerais sobre o desporto municipal, especialmente sobre as dimensões educacional, de participação e de rendimento, e institua o Sistema Municipal de Desporto e Lazer", concluiu.