Barretos/SP, 23 de Setembro de 2024

Publicado em 11/08/2009 às 00:00 Clarissa Johara

Câmara aprova projeto para captação de água pluvial

Câmara Municipal de Barretos aprovou na sessão ordinária de segunda-feira (10), o Projeto de Lei Complementar N.º 12/09, de autoria do Vereador Paulo Correa, que inclui dispositivos na Lei Complementar Nº 05/94, e alterações subsequentes, e dá outras providências correlatas. O projeto propõe que em novas edificações de imóveis, com área construída a partir de 200M², a serem construídas no Município de Barretos, torna-se obrigatória a instalação de dispositivos que induzam à armazenagem, conservação, uso racional e utilização de fontes alternativas para captação de água pluvial. “Para o correto funcionamento do programa de captação de água da chuva, também seria feita a adaptação de calhas e outros condutores, convergentes às caixas de água, além da instalação de um mecanismo que libere o excesso de água acumulada para as galerias pluviais”, enfatizou Correa. Para o vereador, a captação de águas das chuvas, tem sido uma prática, bastante difundida, onde novos sistemas, vêm sendo desenvolvidos, permitindo a captação de água de boa qualidade de maneira simples e bastante efetiva em termos de custo benefício. “A utilização dessas águas, traz várias vantagens, como redução do consumo da rede pública e do custo de fornecimento, evitando a utilização da água potável onde esta não é necessária, como por exemplo, na descarga dos vasos sanitários, irrigação de jardins, lavagens de pisos, ruas, automóveis”, enfatizou. "A reciclagem da água dentro de poucos anos, será uma prática que vai ganhar muitos adeptos, haja vista, que necessitamos consumi-la, tornando-se, portanto, um produto muito caro devido a sua escassez”, defendeu. Paulo Correa citou como exemplo o novo loteamento do Jardim de Allah que tem aproximadamente 600 lotes, “com a adoção desta medida poderá evitar ou minimizar as possibilidades de futuras enchentes nas principais vias públicas da cidade”, finalizou.