Barretos/SP, 24 de Setembro de 2024

Publicado em 15/09/2009 às 00:00 Clarissa Johara

Câmara aprova projeto que institui a Semana Municipal de Conscientização de Hepatite

Em sessão ordinária realizada na noite de ontem (14), a Câmara Municipal de Barretos aprovou o Projeto de Lei N.º 91/09, de autoria do Vereador Dr. Otávio Alves Garcia, que institui a Semana Municipal de Conscientização de Hepatite, a ser realizada anualmente no mês de maio. ?A necessidade de conscientização da população quanto à seriedade da doença, objetiva-se instituir no Município uma Semana de Conscientização da Hepatite, para divulgar as formas de transmissão da doença e reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce?, enfatizou o vereador. O projeto objetiva promover ações de educação em saúde a favor de adolescente entre 1 e 20 anos incompletos, o trabalho preventivo com jovens justifica-se por ser esse grupo ser mais suscetível à contaminação da doença hepatite B, pelo fato de estarem iniciando suas vidas sexuais e adotando simbologias como piercing, tatuagem e rituais utilizados por ?tribos' de adolescentes em que ocorre contato sangüíneo, como é o caso dos pactos de sangue. Consta ainda, no referido projeto, que com o evento será possível disponibilizar atividades interativas com a participação de instituições e órgãos públicos de saúde, possibilitando à população orientação sobre a doença, realização de testes rápidos e folhetos informativos. Dr. Otávio completou dizendo que com essa medida poderá reduzir a mortalidade e melhorar a vida de pessoas de nossa comunidade. ?Precisamos conscientizar a população, quanto às formas de prevenção, para que essas informações façam parte do contexto de suas vidas, acarretando mudanças de comportamentos?.