Barretos/SP, 01 de Outubro de 2024

Publicado em 20/05/2011 às 00:00 Roberto José Minuncio

Câmara de Barretos debateu uso de drogas em Audiência Pública

A Câmara Municipal de Barretos, atendendo uma solicitação feita através de requerimento do vereador Leandro Anastácio, realizou na tarde desta sexta-feira, dia 20, uma Audiência Pública para debater o crescimento do uso de drogas e a violência na cidade de Barretos e região. A reunião contou com a presença de várias autoridades, entre elas, o deputado estadual Sérgio Olimpio Gomes e os vereadores de Barretos, Paulo Correa, Aparecido Cipriano, Olimpio Jorge Naben, Guilherme Ávila e o presidente da Câmara Municipal de Barretos, vereador Juninho Leite. Também prestigiaram as discussões, o prefeito de Guaíra, José Carlos Augusto e a presidente da Câmara Municipal de Guaíra, Maurília Landin, além de representantes do Conselho Tutelar, Associações de Moradores e Conseg de Guaíra. A reunião não contou com a presença de representantes da Polícia Militar e Polícia Civil que possuem Batalhão e Seccional em Barretos. Após abertura feita pelo vereador Leandro Anastácio, que presidiu a audiência, o major Olimpio, foi convidado para fazer uso da tribuna da Câmara Municipal para fazer as suas explanações. Em seu pronunciamento, o major Olimpio, que é ex-integrante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, falou da sua experiência na área militar sobre o problema e defendeu investimentos em todas as esferas, para que diminua a entrada de armamentos e drogas no Brasil através de nossas fronteiras. Por outro lado, o deputado estadual esclareceu que é preciso a interferência da população para que os investimentos possam ser feitos de acordo com os interesses de cada comunidade. “Todas essas propostas apresentadas hoje irão substanciar o relatório do vereador Leandro Anastácio e seguirá para Comissão de Segurança Pública, para que todas as prioridades de segurança sejam efetivamente atendidas”, afirmou o deputado Major Olimpio. Em seguida o major Olimpio, começou a responder perguntas dos presentes na Audiência Pública, afirmando em uma das repostas que o Estado de São Paulo tem hoje uma defasagem de 5 mil homens na Polícia Militar e ainda analisou os salários pagos os componentes da Polícia Militar e Polícia Civil que tiveram os salários defasados ao longo dos últimos 16 anos. “Outra questão que diminui os salários é a questão do volume populacional da cidade, que faz ter uma diferença de até 20% para o policial que trabalha em cidades com população acima de 500 mil habitantes. Além dos estados menores e mais pobres estão tendo uma política de valorização dos salários, diferente do que acontece no Estado de São Paulo”, destacou o deputado Olimpio. Ao fazer uso da palavra, o presidente da Câmara Municipal de Barretos, vereador Juninho Leite, ressaltou que uma das grandes dificuldades existentes no Estado de São Paulo é a distância entre a capital e a nossa região. Posteriormente, Juninho Leite pediu o empenho do deputado para que interceda na luta para duplicação da rodovia Brigadeiro Faria Lima, chamando o coordenador do movimento de duplicação, Nilton Vieira, que apresentou o abaixo-assinado que teve também recebeu adesão do deputado, que recentemente recebeu Título de Cidadão Honorário de Barretos. Logo em seguida, o vereador Aparecido Cipriano, reivindicou emendas do Deputado Estadual Major Olimpio, para os projetos da Fundação Padre Gabriel e Instituto Valente que trabalham com recuperação de viciados em entorpecentes. “Após os pedidos, o deputado firmou este compromisso com estas duas importantes entidades”, afirmou Cipriano. Outros pedidos, que também foram feitas pelos representantes da cidade de Guaíra. E finalizando a sua participação, o major Sérgio Olimpio Gomes, parabenizou a Câmara Municipal de Barretos, que poderia ter deixado a solução destes problemas de lado, mas preferiu estar interferindo nos debates destas propostas. “Todos os vereadores da Câmara Municipal de Barretos estão de parabéns pela iniciativa. Porque todas as questões de segurança são 90% de responsabilidade do Estado de São Paulo”, finalizou Major Olimpio.