Barretos/SP, 09 de Outubro de 2024

Publicado em 08/06/2022 às 21:30 - Atualizado em 08/06/2022 às 21:36 Andre Souza

Câmara faz homenagem a Francisco Sant'Ana Junior, integrante e defensor da dança Catira

Título de Cidadão Benemérito de Barretos foi proposto pelo vereador Fabricio Lemos (UNIÃO BRASIL)

O catireiro Francisco Sant'Ana Junior (Chiquinho) recebeu o Título de Cidadão Benemérito da Estância Turística de Barretos em Sessão Solene realizada na noite desta quarta-feira (08/junho), na Câmara.

A homenagem foi proposta pelo vereador Fabricio Lemos (UNIÃO BRASIL), por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 18/2021 aprovado por todos os vereadores.

A solenidade foi marcada pela apresentação de música caipira da dupla Léo Viola & Donizete e apresentação de dança Catira do grupo "Espora de Prata", coordenado pelo homenageado, Francisco Sant'Ana.

Além do vereador Fabrício Lemos (UNIÃO), a Sessão também contou com a presença do Presidente da Casa, Paulo Correa (PL) e do Vice-Presidente, Luís Paulo Vieira - Lupa (PRTB) .

Familiares e amigos também prestigiaram a homenagem.

ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO

FOTOS NO FIM DA PÁGINA

O HOMENAGEADO

Francisco San'Ana Junior, é barretense, estudou na escola Wladimir Rodrigues de Arruda, no Aymore do Brasil e cursou desenho técnico na Escola Cel. Raphael Brandão. Trabalhou em por mais de 30 anos em uma conceituada empresa de engenharia, onde exerceu diversas funções. Ainda atua no mesmo ramo.

Desde os 14 anos de idade, nas horas de folgas sempre gostou de ouvir músicas no estilo sertanejo, foi quando conheceu a dança da catira, por meio do Grupo Catira 25 de Agosto, onde aprendeu a dançar na catira mirim.

Em 1998 foi formado o grupo de Catira Espora de Prata de Barretos, onde, atualmente é coordenador. Francisco Sant'Ana sempre trabalha e defende a catira, como uma importante manifestação folclórica, já que Barretos é uma das poucas cidades que matêm esta tradição.