Barretos/SP, 07 de Setembro de 2024

Publicado em 03/07/2024 às 09:44 - Atualizado em 03/07/2024 às 15:11 Andre Souza

Câmara moderniza site para melhorar navegação dos usuários que usam celulares

Site da Câmara agora tem design responsivo, ou seja, os formatos e os botões se adaptam ao tamanho do dispositivo que o usuário tiver usando

O site oficial da Câmara Municipal da Estância Turística de Barretos está de cara nova. O novo design do portal entrou em operação para testes desde janeiro de 2024, visando melhorar a experiência do usuário em todas as plataformas.

Além das alterações nos menus (que agora contam com ícones intuitivos que facilitam o acesso às  informações), a principal mudança é a implantação de um design responsivo, ou seja, uma abordagem web que adapta o formato do site site de acordo com a tela do dispositivo do usuário (computador, notebook, tablets e smartphones).

Com essa atualização, os usuários do site da Câmara Municipal de Barretos agora podem ler as notícias, acessar os vídeos das Sessões e o portal da transparência, pesquisar as leis e os contatos dos vereadores sem se preocupar em ficar "dando zoom" na página para clicar em algum botão. O site vai se adaptar automaticamente ao dispositivo que o cidadão estiver usando.

A mudança foi uma necessidade técnica, baseada em números. Atualmente, 58,2 % dos usuários acessam o site da Câmara utilizando um aparelho celular (smartphone), contra 41,5 % que acessam via notebook ou computador, 0,3 % via tablet e 0,01% por smart TV.  Isso significa que a maioria dos visitantes precisava ficar ampliando a tela para encontrar as informações no site.

Outra mudança importante é uma pré-página do site com os itens mais pesquisados pelos cidadãos, com base nas métricas do site antigo: Pesquisa de Leis, Assuntos da Sessão Ordinária, Notícias/Fotos, TV Câmara/Vídeos, além do Portal da Transparência, Solicitação de Informações e Contato dos Vereadores.

Também foi incluído o Mapa do Site, item obrigatório em órgãos públicos para facilitar as buscas por parte dos cidadãos, da imprensa  e dos órgãos de fiscalização, como o Tribunal de Contas, por exemplo.

Em breve, o site terá outro endereço eletrônio(domínio). Atualmente, o usuário consegue acessar o site da Câmara de Barretos utilizando os domínios .com e .gov.  Com a alteração, o portal também passará a ser acessado com o .leg (que é o domínio correto para órgãos públicos que pertencem ao Poder Legislativo).

IMPORTANTE!  Em alguns menus e botões, o site da Câmara faz integração com outras plataformas e sistemas independentes , que não são gerenciados diretamente pelo Legislativo. É o caso da Pesquisa de Leis e Projetos (desenvolvido pela empresa SINO) e do Portal da Transparência (desenvolvido pela empresa Flowdocs), que seguem estruturas padrões dos órgãos de fiscalização.

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE O NOVO SITE