Barretos/SP, 09 de Outubro de 2024

Publicado em 11/02/2022 às 23:02 - Atualizado em 11/02/2022 às 23:29 Andre Souza

Câmara promove debate sobre a realização, ou não, do Carnaval em 2022

Autoridades a favor e contra apresentaram os benefícios e os riscos para a cidade no período de folia

A Câmara promoveu debate nesta sexta-feira (11/fev) sobre a realização, ou não, do Carnaval e blocos de folia em Barretos devido à Covid .  O tema foi proposto pelo vereador Rodrigo Malaman (PSDB) , por meio do Requerimento nº 2223/2021.

Conforme prevê o Regimento Interno da Câmara, o objetivo da Audiência Pública é selecionar debatedores a favor e contra o tema proposto, além de  ouvir a opinião da população e das instituições envolvidas.

ASSISTA  AO VÍDEO COMPLETO

?  VEJA FOTOS NO FINAL DA PÁGINA

Autoridades a favor do Carnaval apresentaram os benefícios com a realização de eventos para o município, como a geração de empregos temporários, renda e impulsionamento da economia no período, principalmente no setor hoteleiro.

Já os debatedores contrários à realização do Carnaval lembraram o sofrimento das famílias que tiveram pessoas vitimadas pela Covid, além de mostrar preocupação com a falta de atendimento médico e leitos de UTI se os casos graves de contaminação aumentarem nas semanas seguintes à folia.

Entre as autoridades presentes estavam o Presidente da Associação Os Independentes, Jerônimo Muzetti; o Secretário Municipal de Saúde, Kleber Rosa; o advogado representante da APPP (Associação de Participação Popular na Política), Noel Santos; o representante do CREMESP (Conselho Regional de Medicina do Estado de SP), Dr. Cesar Mauricio da Silva; a Presidente da OAB 7ª Subseção, Arany L'apiccirella; o representante do 33º BPM-I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), Major PM Darbo; a Comandante da 1ª Cia, Capitã Esther Sewastjanow Silva Santos; o médido Dr. Fauze Jose Daher; e o Secretário Municipal de Turismo, Cuiabano Lima.

Vários munícipes, representantes de classes,  estudantes, organizadadores e trabalhadores na área de eventos lotaram a galeria da Câmara (com as devidas medidas de prevenção à Covid)  para opiniar sobre o tema.

A Audiência foi conduzida pelo vereador Rodrigo Malaman (PSDB) [autor do requerimento]. Os vereadores Ricardo Bodinho (PP), Juninho Bandeira (PL), Angelo Tegami (PV), Dr. Chafei (MDB) e Nestor Leonel (DEM)  também participaram das discussões.

Apesar de a Câmara Muncipal  promover o debate sobre a realização, ou não, de eventos carnavalescos em Barretos no ano de 2022, a decisão final sobre o tema caberá ao Poder Executivo.