Barretos/SP, 09 de Outubro de 2024

Publicado em 06/06/2022 às 23:26 - Atualizado em 06/06/2022 às 23:59 Andre Souza

Câmara reativa Espaço Cultural Dr Matinas Suzuki com 70ª exposição individual de Renato Amisy

Local aberto ao público será utilizado para exposições de artes visuais (pinturas, fotos, gravuras)

Imprimir

A Câmara de Barretos reativou o Espaço Cultural "Dr. Matinas Suzuki" na noite desta segunda-feira (06/jun),  antes do início da Sessão Ordinária. 

 

Além da presença dos vereadores da atual Legislatura, o evento teve participação do ex-vereador Mussa Callil Neto (que disponibilizou e comentou fotos de 1989); da historiadora Karla Armani; do artista barretense Renato Amisy (que realiza a primeira exposição pós-reativação); e do jornalista Matinas Suzuki Jr (filho do patrono do espaço cultural), que enviou um vídeo enaltecendo o papel da Cultura para Barretos.

 

 

 ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO DA REATIVAÇÃO DO ESPAÇO CULTURAL

 

  VEJA O CARTAZ DA 70ª EXPOSIÇÃO DE RENATO AMISY

 

Criado pelo Decreto Legislativo nº 02/1989, de autoria dos vereadores Sebastião Misiara e Fauze Jose Daher, o local era destinado à exposições permanentes de arte, em todos os segmentos, porém, foi pouco aproveitado nos últimos 30 anos.

 

Agora, a atual Mesa Diretora  - com apoio de todos os vereadores - decidiu reativar o espaço e abri-lo para exposições de artes visuais (pintura, desenho, fotografia e outros). O principal  objetivo é valorizar o trabalho de artistas locais e reconhecer a importância da Cultura para a comunidade, além de ser mais um atrativo para o público que comparece à Câmara durante as Sessões Ordinárias, Audiências Públicas e Solenidades.

 

A reativação do local terá custo zero para a Câmara.

 


 

 

DR. MATINAS SUZUKI

 

O nome do espaço é em homenagem ao Dr. Matinas Suzuki(1925/1999). Médico, escritor e político, foi vereador em três mandatos (1960-1973), presidente da Câmara Municipal no biênio 1970/71 e diretor clínico da Santa Casa de Barretos.

 

A historiadora Karla Armani complementa que Suzuki  mantinha atuação constante em pról da Cultura e da arte. , autor do livro "Memórias de um vivente obscuro" (1997), membro fundador da Academia Barretense de Cultura (cadeira 16) e mantinha atuação constante em pról da Cultura e da arte.

 


 

 

COMO AS EXPOSIÇÕES SERÃO ORGANIZADAS ?

 

De acordo com Termo de Uso, artistas interessados em realizar exposição no local poderão se inscrever de forma online ou preencher ficha de inscrição a ser disponibilizada no site da Câmara. 

 

A critério da Câmara, cada exposição poderá durar de 20 a 50 dias, em comum acordo com os artistas .

 

O espaço funcionará  no horário em que a Câmara realizar eventos abertos ao público, como nas Sessões Ordinárias, Extraordinárias, Audiências Públicas e Sessões Solenes, conforme agenda divulgada no site.

 


 

 

70ª EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE RENATO AMISY VAI REINAUGURAR O ESPAÇO

 

Renato Amisy será o primeiro a reutilizar o espaço da Câmara. O artista barretense realizará à 70ª  exposição individual no Brasil e na Europa.  O número expressivo dá nome à exposição: 70ª Septuagésima.

 

Ao todo são 06 (seis) quadros: "Bandeira do Brasil em relevo", "Cristo", "Natureza Morta", "Mini Basílica de Barretos em relevo", "Divino Espírito Santo" e "Justiça"

 

Cidadão Benemérito de Barretos, Renato tem 58 anos e dedica às artes desde os 4 anos de idade. A primeira tela foi pintada oficialmente aos 16 anos. 

 

Aos 33 anos, abandonou o trabalho numa agência bancária para se dedicar às artes. Daí em diante a carreira artística nacional e internacional decolou. Em 1999, foi um dos 12 pintores de todo o País premiados no Concurso "500 anos de Arte & Design" . Em 2000, representou o Brasil em Portugal nas comemorações dos "500 anos do Descobrimento". Em 2001, foi escolhido para criar o logotipo oficial  da "Foire de Caen", na França, uma das mais importantes feiras de arte da Europa.

 

O currículo internacional de Renato Amisy é extenso. O barretense tem várias exposições em cidades européias, como Paris, Lyon, Viena, Chantilly, Trouville Sur Mer e Marseille. As obras de Amisy também estão espalhadas pelos cinco continentes e decoram casas de ex-presidentes, autoridades francesas, além de celebridades da música e do cinema.

 

Em Barretos, Renato é proprietário da galeria de arte Atelier Maison D'Amisy. Na área social, organiza exposições para vender quadros e doa o dinheiro arrecadado para entidades e hospitais.