Barretos/SP, 08 de Outubro de 2024

Publicado em 31/05/2021 às 19:00 - Atualizado em 31/05/2021 às 20:35 Andre Souza

Câmara vai devolver mais R$ 900 mil à Prefeitura

Valor é referente à redução de custos do Legislativo; Prefeita anunciou que vai utilizar o dinheiro para abrir 10 leitos de UTI-Covid na Santa Casa

A Câmara vai devolver mais R$ 900 mil (novecentos mil reais) para a Prefeitura. O dinheiro, que será repassado em três parcelas de R$ 300 mil reais, é referente às economias feitas pelo Legislativo no período de pandemia.

Durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (31.mai), no Ircad, a Prefeita Paula Lemos (DEM) anunciou que o montante será utilizado para abrir mais 10 (dez) leitos de UTI-Covid na Santa Casa, exclusivos para pacientes de Barretos.

A devolução do dinheiro da Câmara para a Prefeitura foi definida pelos integrantes da Mesa Diretora, vereadores Paulo Correa (PL) [Presidente], Lupa (PRTB) [Vice-Presidente], Ricardo Bodinho (PP) [1º Secretário] e Gabriel Uchida (DEM) [ 2º Secretário], com apoio de todos os outros vereadores.

A falta de leitos de UTI nos hospitais tem sido uma preocupação de todos. Apesar de não poderem indicar como os valores devolvidos serão utilizados,os vereadores entendem que o dinheiro economizado poderá ajudar emergencialmente o Município no enfrentamento da pandemia.

DEVOLUÇÕES EM 2021

Em cumprimento à Constituição Federal, os valores que a Câmara recebe da Prefeitura por meio dos “duodécimos” (repasses mensais  até o dia 20) e que não forem utilizados no decorrer do Exercício, precisam ser devolvidos aos cofres do Município até o último dia útil do ano.

No mês de março, a Câmara conseguiu economizar e devolver R$ 700 mil à Prefeitura. O valor foi utilizado para a abertura e manutenção de 10 leitos hospitalares na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), sendo 5 (cinco) leitos para suporte ventilatório e 5 (cinco) para leitos de enfermaria.

Agora, no início de junho, a Mesa Diretora da Câmara anuncia, com o apoio de todos os vereadores, a devolução de mais R$ 900 mil, divididos em três parcelas de R$ 300 mil (junho, julho e agosto). O dinheiro vai garantir a criação de mais 10 leitos de UTI-Covid na Santa Casa para atendimento exclusivo de barretenses.

MANUTENÇÃO DOS LEITOS DE UTI NO HOSPITAL NOSSA SENHORA

Durante a coletiva de imprensa no Ircad, o Presidente da Câmara, vereador Paulo Correa (PL), a Prefeita Paula Lemos (DEM) e o Gestor da Fundação Pio XII, Henrique Prata, anunciaram que vão participar de uma reunião com o Vice-Governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB) e o Deputado Federal, Geninho Zuliani (DEM), no dia 08 de junho, para cobrar do Governo do Estado a manutenção e o custeio dos 52 leitos de UTI-Covid no hospital Nossa Senhora.

Os vereadores Carlão do Basquete (PSD) e Nestor Leonel (DEM), que integram a CPI da Covid na Câmara, acompanharam presencialmente a coletiva de imprensa. Também estiveram presentes os vereadores Gabriel Uchida (DEM), Juninho Bandeira (PL), Raphael Silvério (PSDB) e Rodrigo Malaman (PSDB).