Barretos/SP, 22 de Setembro de 2024

Publicado em 22/04/2009 às 00:00 Larissa Faustinoni

Carlão do Basquete quer Praça de exercícios do idoso

O Vereador Carlão do Basquete apreentou propositura solicitando ao Sr. Prefeito Municipal, providências junto aos departamentos competentes, visando informar se existe a possibilidade da Administração criar em nossa cidade a ‘Praça de Exercícios do Idoso’. “O Governo do Estado de São Paulo criou um Projeto denominado ‘Praça de Exercícios do Idoso’, através do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo, com o objetivo de prevenir quedas, como: fraqueza muscular de membros inferiores, alterações do equilíbrio, diminuição dos reflexos, alterações da marcha, alterações da preensão manual. A queda representa a principal causa de morte por acidente na população idosa”, comentou. Segundo Carlão do Basquete, a Praça de Exercícios do Idoso compõe-se de cinco estações com placas autoexplicativas para a realização segura dos exercícios de prevenção. “Estação Barras Paralelas: facilita a marcha e melhora o equilíbrio. Estação Senta-Levanta: fortalece os membros inferiores e facilita o deslocamento. Estação Rampa-Escada: aumenta a independência para atividades de vida diária e facilita o deslocamento. Estação Ergometria: melhora/mantém a flexibilidade e o movimento das articulações das pernas. Estação Placa Giratória: melhora/mantém a flexibilidade e o movimento do punho e do antebraço. Estação Escada para Dedos: melhora/mantém a mobilidade dos ombros e a extensão do braço”, explicou. O Vereador observou ainda que, o local ideal para a criação desta praça seria na Praça João Monteiro de Barros, localizada na Rua C-5, com a Avenida C-27, no Bairro Christiano Carvalho.