Barretos/SP, 10 de Outubro de 2024

Publicado em 06/11/2023 às 09:00 - Atualizado em 09/11/2023 às 11:23 Andre Souza

Consciência Negra: Câmara agenda Sessão Solene para a entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares 2023

A fundadora do Movimento Negro de Barretos, Elsa Fonseca de Souza e o Mestre Violeiro da Família São Gonçalo de Barretos, Luiz Cardozo de Faria foram escolhidos para receber a homenagem

A Câmara agendou para o dia 16/novembro (quinta-feira), às 19h, a Sessão Solene para a entrega do Prêmio "Zumbi dos Palmares" 2023,  dedicado a personalidades que atuam na luta contra a discriminação racial e demais intolerâncias contra minorias.

Os homenageados de 2023 são a fundadora do Movimento Negro de Barretos, Elsa Fonseca de Souza e o Mestre Violeiro da Família São Gonçalo de Barretos, Luiz Cardozo de Faria.

Criado em 2012 pela Lei Municipal nº 4704, de autoria do ex-veredor Olímpio Jorge Naben "Euripinho",  o prêmio "Zumbi dos Palmares" tem como objetivo homenagear personalidades que atuam na  luta contra a discriminação racial e demais intolerâncias contra minorias. Esse critério inclui todo o trabalho social voltado para melhoria na educação, habitação, trabalho e saúde do cidadão de baixa renda, assim como todas as ações que tenham por objetivo a plena inserção da comunidade negra na vida socioeconômica e político-cultural.

Zumbi dos Palmares (1655-1695), nome dado ao prêmio, foi um líder quilombola brasileiro, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, considerado o grande herói da resistência contra a opressão da Coroa Portuguesa no período colonial.

A escolha dos homenageados é feita  por uma comissão mista formada por 01(um) vereador, 01(um) representante da Secretaria Municipal de Cultura, 01(um) representante do Conselho Municipal de Igualdade Racial; 01 (um) representante da Coordenadoria Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial e 01 (um) representante do Movimento Negro de Barretos.

Os nomes são encaminhados à Câmara e aprovados pelos vereadores por meio de Projeto de Decreto Legislativo, de autoria da Mesa Diretora.

Esse ano, a homenagem consta no Projeto de Decreto Legislativo nº 35/2023

Todas as autoridades do Município, profissionais de imprensa, familiares e amigos dos homenageados e cidadãos interessados estão convidados para prestigiar a homenagem.

A solenidade terá transmissão ao vivo e reprises pela TV Câmara - canal 31.3, Facebook, Youtube e Instagram.

VEJA FOTOS DOS HOMENAGEADOS NO FIM DA PÁGINA

VEJA O CONVITE DA SESSÃO SOLENE

QUEM SÃO OS HOMENAGEADOS ?

ELSA FONSECA DE SOUZA

A professora Elsa Fonseca de Souza tem 69 anos e é  nascida em Barretos. Filha de Abadia Cândida Fonseca de Souza e Leonardo de Souza, é irmã de Daniel Rodrigues de Souza, Jaime Alencar de Souza, Vilma Aparecida de Souza, e o saudoso José Eduardo de Souza.

Tem formação em História, Geografia e Estudos Sociais. Em Barretos, foi professora nas Escolas Estaduais Paulina Nunes de Moraes e Fábio Junqueira Franco; e no CETEC, onde também foi Coordenadora Pedagógica.

Além da carreira em sala de aula, Elsa foi a fundadora do Movimento Negro de Barretos, participando de várias reuniões em São Paulo para potencializar as lutas contra a discriminação racial. Também fez parte da diretoria do Estrela D’Oriente e trabalhou ativamente para a inauguração da Casa do Conselho Negro de Barretos, em março de 1987, durante a gestão do prefeito Uebe Rezek.

Elsa é responsável pelo primeiro censo sobre a contratação de pessoas negras no comércio, na década de 1980. Munida com uma prancheta e caneta, ela visitou loja por loja, anotando quantas pessoas negras estavam empregadas. Reuniu os dados questionou junto à Associação Comercial a pouca empregabilidade de negros e negras no comércio de Barretos.

LUIZ CARDOZO DE FARIA

Luiz Cardozo de Faria tem 81 anos e nasceu  na Fazenda Brumado, zona rural da cidade de Jaborandi-SP. É filho de Euclides Cardoso de Faria e Ana Pereira de Faria. É pai de Helio Luiz, Antonio Marcos, Cleiton (in memorian) e Vera Lucia.

Começou a trabalhar muito jovem na fazenda e logo aprendeu o uso das máquinas agrícolas e tratores.

A participação em Companhia de Reis teve início com o incentivo do avô Joaquim Faria, que era embaixador da Folia de Reis “Irmãos Faria”, de Barretos.

Em 1976, entrou para a Prefeitura Municipal de Barretos no setor de Obras, ajudando na urbanização da cidade como tratorista. Em 1978 passou a trabalhar no setor de Almoxarifado, como manutenção, limpeza e lavador da frota municipal.

Em 1981, ajudou na fundação do Sindicado dos Servidores Municipais e coordenou a comissão do Mutirão de Casas do Bairro Ibirapuera, sempre lutando por melhorias para a comunidade.

Atualmente, se dedica à preservação das manifestações folclóricas e das danças de culturas tradicionais, como a  Dança de São Gonçalo.

HISTÓRICO DE HOMENAGEADOS (2012 A 2023)

2012  Eliza Lucas de Oliveira ( ex-presidente do Conselho Estadual do Negro) e Prof. Dr. Reginaldo da Silva (então Reitor do Unifeb)

2013 a 2022 - A Lei passou por alterações e reestruturações na Câmara, com a inclusão de novos integrantes na Comissão que escolhe os homenageados, bem como a possibilidade de entrega do prêmio todos os anos.

2023 - Elsa Fonseca de Souza (fundadora do Movimento Negro de Barretos ) e Luiz Cardozo de Faria (Mestre Violeiro da Família São Gonçalo de Barretos)

SERVIÇO

Sessão Solene: Entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares 2023 à fundadora do Movimento Negro de Barretos  e o Mestre Violeiro Mestre Violeiro da Dança de São Gonçalo de Barretos,  Luiz Cardozo de Faria

Dia: 16/novembro (quinta-feira)